13 de outubro, dia do fisioterapeuta
13/10/2006 - 00:11:30

Encontro de Fisioterapeutas

Por Elza Muniz

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta uma profissão que aos poucos está ganhando espaço e se fortalecendo na prevenção e no tratamento de reabilitação física. O Piauí tem hoje uma média de 450 fisioterapeutas cadastrados no Conselho Regional de Fisioterapia e quatro faculdades que oferecem o curso.

Para comemorar a data e falar das perspectivas da fisioterapia no País, o Conselho Regional de Fisioterapia realiza durante todo dia um ciclo de palestras e workshops sobre o tema. As perspectivas para a fisioterapia no País são animadoras. "Hoje estamos lançando uma campanha sobre a profissão  e à noite faremos uma confraternização com os profissionais da fisioterapia”, explica Ricardo Lotif, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia da região nordeste, lembrando que são atribuições do fisioterapeuta tratar doenças e lesões causadas por acidentes, má-formação genética ou vícios de postura, seja prevenindo, reabilitando ou curando.

Esse é um mercado que aos poucos ganha espaço e se fortalece. Entre 2003 e 2006 a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) realizou dois concursos públicos para o cargo de fisioterapeuta, com a oferta de 85 novas vagas. Esses profissionais estão sendo absorvidos nas 33 unidades da rede estadual de reabilitação que está em fase de implantação no estado. A rede é um sistema médico-hospitalar que está sendo implantado no estado conforme o plano de regionalização da saúde.

O Centro Integrado de Reabilitação que está sendo construído em Teresina e deve  funcionar como o coração da rede estadual de reabilitação também completa hoje 10 meses de construção nesse dia 13 com previsões animadoras para a reabilitação no estado. "Previsto para ser inaugurado até dezembro desse ano o centro deve funcionar como um centro de excelência em reabilitação física", diz o fisioterapeuta Aderson Luz, da Coordenadoria para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Ceid).