Mais de 4 mil pessoas caminham pela Acessibilidade
10/06/2018 - 11:47  
  
Twitter 

XII Caminhada pela Acessibilidade
Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e dos gestores públicos sobre a importância da acessibilidade a XII Caminhada pela Acessibilidade foi realizada neste sábado (9), às 17h, na Avenida Raul Lopes.

Esta edição teve como tema “Transporte Acessível para Todas as Pessoas com Deficiência" e reuniu mais de 4 mil pessoas. 
O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, diz que a caminhada é um importante para comemorar as conquistas alcançadas e, também, lutar por ainda mais. “Sabemos que muito já conquistamos, mas ainda temos muito caminho para percorrer na busca pela melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Nesses anos, à frente da Seid, posso destacar alguns avanços nas políticas públicas para pessoas com deficiência como o Programa Passo à Frente, que já beneficiou mais de 4 mil pessoas em mais de 80 municípios do Piauí; os Fóruns Regionais que levaram mais informações e serviços para as diversas regiões do nosso estado. Outra grande conquista é a construção do Centro Especializado em Reabilitação de Parnaíba Danielly Dias que já está com 40% da obra executada. Trabalhamos cada dia com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência dos nossos 224 municípios.", enfatiza o gestor. 

A presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (Adeft), Amparo Sousa, explica que a intenção da caminhada é conscientizar a sociedade sobre a importância de respeitar os direitos das pessoas com deficiência. "Enfrentamos muitos obstáculos no dia a dia, como a falta de acessibilidade e de respeito. Nessa edição estamos com o tema transporte acessível as pessoas com deficiência porque sem transporte não temos como ter acesso aos demais direitos garantidos constitucionalmente.", disse a presidente. 

O evento foi realizado pela Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), pela Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (Adeft), pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI) e demais entidades das pessoas com deficiência do Piauí.

Josefa Silva participa há 12 anos da caminhada e fala que esse momento é de extrema importância para chamar a sociedade para uma reflexão sobre a pessoa com deficiência. "Antes éramos vistos como coitadinhos, mas não somos. Somos cidadãos que merecemos respeito e dignidade! A caminhada tem esse papel de mostrar o quanto somos batalhadores e merecemos respeito.", frisa.