CEIR comemora 10 anos de fundação
21/05/2018 - 14:32

10 anos do CEIR

O Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) foi fundado com o objetivo de prestar serviços de atenção à saúde, especialmente voltados para a habilitação, reabilitação e readaptação da pessoa com deficiência. O Centro completou 10 anos de fundação e para comemorar esse marco foi realizada uma solenidade, na manhã desta segunda-feira (21), às 8:30, no auditório da instituição. Durante a solenidade foram entregues 25 cadeiras de rodas motorizadas e laçado o livro "Um lugar no céu" .

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, destaca a importância do Ceir na transformação das vidas das pessoas com deficiência. “Desde o início tive a felicidade de participar desse projeto. Nós sonhávamos e esse sonho foi crescendo e virou realidade. Se hoje o Ceir está completando 10 anos de fundação é por causa da união de forças de pessoas que buscavam a melhoria da vida da pessoa com deficiência. Agradeço a deputada federal Rejane Dias pela força, empenho e dedicação por termos esse grande Centro aqui no Piauí”, frisa o gestor.

Mauro Eduardo fala ainda que a descentralização dos serviços de reabilitação é uma realidade no estado. “Estamos com 35% da obra do Centro Especializado em Reabilitação de Parnaíba Daniely Dias executada. Esse Centro será a primeira unidade no território de desenvolvimento da Planície Litorânea, a oferecer os serviços nas modalidades de deficiência física, visual, intelectual e auditiva. Também vamos implantar em São João do Piauí um Centro que atenderá as pessoas com deficiência que residem no território da Serra da Capivara. Posso afirmar que o Governo do Estado está trabalhando diariamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência do nosso Piauí”, finaliza.

Há 10 anos o Francisco Domingos é atendido pelo Ceir. “Estou aqui desde a inauguração do Centro e já participei de quase todas as terapias que o Ceir oferece. Foi em uma dessas terapias que me encontrei como uma pessoa com limitação física. Foi aqui que me aceitei como sou”, frisa.

A Deputada Federal Rejane Dias fez um breve relato da fundação e trajetória do Centro Integrado de Reabilitação. “O Ceir é um sonho que se transformou em realidade. Falar desse Centro é algo maravilho. Hoje chegamos em mais de 1 milhão de atendimentos em todo o estado e somos referência para vários estados no Brasil. Chegar aqui e ver o testemunho de pessoas que perderam algum membro, por exemplo, e conseguiram uma prótese e se reabilitaram  aqui é muito gratificante”, fala a deputada.

O Presidente da Associação Reabilitar, Benjamin Pessoa, falou que “o Ceir é uma obra da sensibilidade social onde nossa principal função é aproximar os próximos socialmente. Nesse caminhar de 10 anos tivemos a união de forças da Seid, da deputada Rejane Dias, símbolo de luta e aqui desenvolvemos nossos talentos e distribuímos amor”, destaca o presidente.