Ceid organiza grande festa para as crianças com deficiência
11/10/2006 - 00:13:56

Dona Rejane na festa das crianças

Por Robson Costa

A Ceid (Coordenadoria Estadual para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência), em parceria com empresários e instituições de apoio a pessoas com deficiência, organizou uma festa muito especial na manhã desta quarta-feira (11) em comemoração ao Dia da Criança. O evento foi realizado na sede social da Adufpi (Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí) e contou com a presença de mais de 500 crianças com deficiência.

Pelo menos 25 empresários e entidades colaboraram com festa doando desde brinquedos ao lanche para as crianças.

A primeira-dama do Estado e coordenadora-geral da Ceid, Rejane Dias, comemorou o sucesso do evento e o grande número de crianças com deficiência que estavam participando e se divertindo na festa. “O nosso é objetivo é promover a integração das crianças com deficiência com as famílias e com as crianças ditas normais. Nós entendemos a importância dessa integração e a importância das crianças com deficiência terem um momento a mais de lazer e diversão”, destacou.

Rejane Dias agradeceu o apoio das instituições e a contribuição de todos os patrocinadores. “Foi uma festa muito bonita e nós já estamos em nossa quarta edição, mas ela só é possível de ser realizada por que temos o apoio e a contribuição fundamental dos nossos patrocinadores, que são empresários atuantes e que defendem essa causa”, completou.

A programação do evento teve a participação do cantor Danilo, de apenas 11 anos, que cantou música evangélica; apresentação musical “O Boi do Piauí”, interpretado pelos alunos da Apae de Altos através do Projeto Cravo; apresentação do musical “Bolsa Família – Benefício e Dignidade”, feito pelas crianças do Projeto Sabiá do Programa Fome Zero; além da apresentação do Balé da Cidade de Teresina. A APAE Consuelo Pinheiro organizou a dança “Vencendo Desafios”, formada somente por crianças com deficiência auditiva.

As crianças se divertiram ainda com a apresentação da Escola de Circo Vivendo e Aprendendo, com os palhaços e com a pintura de rosto. Houve também sorteio presentes como bicicletas e distribuição de brindes.

Para Maria das Dores, mãe de Mônica das Dores que é autista e estuda na AMA (Associação dos Amigos dos Autistas do Piauí), a manhã de lazer superou as expectativas. “Foi uma festa maravilhosa que promoveu essa integração das crianças com as famílias”, disse.

O pequeno Jardel Cerqueira, que além de ser autista tem Síndrome de Down, se divertiu muito com as brincadeiras. Ele estuda na Escola de Habilitação Ana Cordeiro.

Já a mãe do Josiel Soares (autista e que estuda na Apae de Teresina), Francisca Felicidade Soares, explica que a festa foi muito importante por que levou alegria para as crianças, através das apresentações musicais e das danças, além dos palhaços e das brincadeiras. “A festa foi muito alegre, foi um dia das crianças inesquecível”, destacou.

O evento teve o apoio direto de 12 entidades de apoio à pessoas com deficiência e contou ainda com a presença da Secretária de Assistência Social do Estado, Janaína Mapurunga, da Coordenadora do Fome Zero no Piauí, Rosângela Souza e da esposa do senador eleito João Vicente Claudino, Josele Claudino.

Confira a relação dos patrocinadores da festa do Dia das Crianças da Ceid

Microserv
Raimundo Marques
Unifardas