Seid realiza Fórum de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência em Campo Maior
14/05/2018 - 10:42  
  
Twitter 

Fórum em Campo Maior
Políticas públicas para pessoas com deficiência é o tema do grande fórum que a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) realizado nos dias 11 e 12 de maio, na quadra do Colégio Patronato Nossa Senhora de Lourdes, no município de Campo Maior. 

As ações do Governo do Estado estavam concentradas nesses dois dias na cidade de Campo Maior. Durante o evento foram realizadas palestras, oficinas e outras atividades no sentido de levar informações e serviços à sociedade voltados à temática do evento. 

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, fala que um dos objetivos do fórum é descentralizar as políticas públicas para as pessoas com deficiência do Piauí. “O Governo do Estado, através da Seid, busca melhorar, cada vez mais, a vida da pessoa com deficiência. O fórum é o momento de falar ainda mais sobre os direitos, garantias e serviços oferecidos pelo Estado, como o Passe Livre Cultura e o Intermunicipal. Queremos que cada um que participou desse fórum seja um soldado da inclusão.”, frisa Mauro.  

Vailson Oliveira participa pela primeira vez do Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e ficou feliz pelas discussões sobre inclusão. "A inclusão vem não só de locais acessíveis, mas simplesmente de ter o tratamento como os 'outros', ou seja, a questão não é que sejamos diferentes, nós somos iguais apenas temos alguma dificuldade. Se uma pessoa com deficiência quiser fazer algo ela pode, porque o céu é o limite.", frisa.  

A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Município de Campo Maior (COMUDE-Campo Maior), Sulamita Costa, falou que o Fórum em Campo Maior tem uma representatividade muito grande para a região dos carnaubais. "Com o fórum tivemos uma expansão de conhecimento, de conscientização no que diz respeito a acessibilidade e as leis, principalmente. Desde fórum vou levar comigo o aprendizado e mais força para lutar pela causa da pessoa com deficiência", destaca a presidente. 

Para a Assistente Social, Alexsandra Martins, o fórum é muito importante para difundir os direitos que as pessoas com  deficiência têm. "Busco sempre me aperfeiçoar para ajudar as pessoas com seus direitos. O fórum é de suma necessidade para trazer mais conhecimento para a sociedade", finaliza.