Governo do estado entrega reforma do Cies
22/03/2018 - 12:19  
  
Twitter 

Entrega da reforma do Cies

O governador Wellington Dias, acompanhado da secretária de Estado da Educação, Rejane Dias e o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, entregou, nesta quarta-feira (21), a reforma do Centro Integrado de Educação Especial (Cies). O local é referência no estado por oferecer serviços educacionais e terapêuticos a mais de 300 crianças e adolescentes com deficiência intelectual e síndromes associadas.

A reforma consistiu na recuperação das instalações sanitárias e elétricas, troca de telhado, substituição de esquadrias e pintura geral da unidade. O Cies também passa a contar com 70 novos aparelhos de ar condicionado e equipamentos, como armários, TV e ventilador. 

Foram investidos na reforma mais de R$ 1,3 milhão. "O Estado trabalha para todos os setores e pessoas, mas principalmente para os que mais precisam. Hoje entregamos uma reforma que vai proporcionar o atendimento adequado das crianças e adolescentes que precisam de uma atenção especial, portanto, foi uma modernização necessária", pontuou o governador.

Para a diretora do Cies, Fátima Macêdo, as melhorias na estrutura física do local são muito importantes para o desenvolvimento das pessoas com deficiência. "O clima, por exemplo, tem que estar adequado para que tenham um desempenho cognitivo melhor. Aqui, as telhas de amianto foram substituídas pelas termoacústicas, que permite que eles se concentrem melhor", disse a gestora.

Segundo o presidente da Associação de Cadeirantes do Município de Teresina (Ascamte), Wilson Gomes, Teresina e todo o estado ganham com a modernização do centro. "Toda essa ampliação siginifica que o governo está contemplando diversas pessoas com deficiência, inclusive os nossos associados. São reformas sempre necessárias para o melhor desempenho dos assistidos que precisam tanto de um tratamento", atentou Gomes.

Há 10 anos em funcionamento, o Cies passa constantemente por reformas com a finalidade de ofertar mais qualidade e conforto aos atendidos e profissionais. "Estamos felizes em entregar essa melhoria nesta data importante, na qual comemoramos o Dia Internacional da Síndrome de Down. As ações e políticas públicas para as PCDs vêm se expandindo pelo estado, o que é uma grande vitória para esse público", atentou o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo.