Ceid festeja Dia das Crianças com várias atividades
11/10/2006 - 00:08:45  
  
Twitter 

por Ubiracy Sabóia

O Dia das Crianças, 12 de Outubro, vai ser comemorado de uma forma muito especial. Cerca de 600 crianças com deficiência vão participar de uma grande festa na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi), nesta quarta-feira (11). Treze entidades de apoio às pessoas com deficiência vão participar de uma manhã de sol na entidade.

“Será um momento dedicado às crianças com deficiência para que elas possam ter lazer e brincadeiras no seu dia”, frisou a coordenadora do evento, Dorinha Borges. Segundo ela, palhaços, músicos e humoristas farão parte da festa.

A manhã de atividades está sendo promovida pela Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Ceid), em parceria com o empresariado e as entidades de apoio ao deficiente. Atrações artísticas com os músicos, palhaços, humoristas e grupos de dança serão apresentadas.

Segundo a gerente de Articulação da Ceid, Helena Lima, Infância em Cores, nome dado ao evento, visa a garantir lazer para as crianças com deficiência. Segundo ela, a festa é uma forma de promover a integração entre essas crianças.

Treze entidades representativas das pessoas com deficiência vão participar do evento, tais como Associação dos Cegos do Estado do Piauí (Acep), Associação das Mães e Amigos das Pessoas e Voluntários e Pais de Crianças Portadoras de Mielomeningocele e Hidrocefalia (AMH), Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Sociedade Pestalozzi de Teresina, Associação dos Ostomizados do Estado do Piauí (Aosepi), Lar Renascer, Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), Centro de Habilitação Ana Cordeiro, Associação de Amigos dos Autistas do Piauí (AMA), Sociedade de Apoio aos Deficientes Físicos (Soadf) e Sociedade de Apoio aos Deficientes Físico do Norte do Estado do Piauí (Sadefinp).

“Além das apresentações artísticas, serão ministradas oficinas com as crianças que vão participar da manhã de sol e das brincadeiras”, adiantou Helena Lima. Ela disse que esta é a quarta edição da festa, que visa a integrar, também, crianças com deficiência com meninos e meninas da mesma idade.