Fórum da Seid mobiliza mais de mil pessoas em Uruçuí
04/03/2018 - 12:10  
  
Twitter 

Abertura do Fórum de Uruçuí
Na noite de sexta feira foi aberto na cidade Uruçuí a primeira edição do Forum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência no ano de 2018.  A solenidade de abertura aconteceu no Colégio Cícero Coelho.  A solenidade de abertura do em um evento que reuniu mais de mil pessoas na quadra do Colégio Cicero Coelho.  O evento foi aberto oficialmente pelo secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência Mauro Eduardo, com a presença de autoridades como a secretária de Educação Rejane Dias e o prefeito de Uruçuí Dr Wagner.  O secretário Mauro Eduardo afirmou que o evento é a continuidade das ações do Governo Wellington Dias para um melhor atendimento às pessoas com deficiência em todo o Estado. "Estamos aqui fazendo um trabalho para levar os serviços do estado para as pessoas com deficiência desta região, temos aqui em Uruçuí pessoas de 29 municípios". Ele completou que até o final ano o programa Passo a Frente vai continuar atendendo as população dos 224 municípios piauienses. O secretário agradeceu o apoio recebido da Prefeitrua de Uruçuí para a realização do Fórum 

O prefeito de Uruçuí  Dr Wagner  agradeceu ao Governo pela iniciativa de realizar o Fórum na cidade . "Fomos contemplados com o programa passo a frente  que atendeu mais de 400  pessoas há algumas semanas  e  hoje com este importante  fórum, então aproveito a oportunidade para agradecer ao  governador que não mediu esforços  para fazer este evento na cidade que abre as políticas públicas dirigidas para as pessoas com deficiência”.  

A secretária de Educação Rejane Dias lembrou a dimportnacia do Fórum um importante ferramenta de promoção das políticas públicas para as  pessoas com deficiência que completa  12 anos realização. Segundo ela a partir da construção das políticas públicas e nasciam várias ações de conquistas de direitos. “Mais de 16 mil pessoas beneficiadas pelo passe livre intermunicipal e cultura, emendas para expandir os centros de reabilitação, a ação do Passo a Frente que garantem  equipamentos ortopédicos sem que a pessoa tenha que pagar nada. Além muita informação para ter acesso aos serviços públicos”, resumiu Rejane Dias ações que são realizadas a partir dos fóruns.

No sábado, segundo dia de atividades do Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência as palestras levaram muitas informações para os participantes do Fórum. O secretário Mauro Eduardo falou sobre a Políticas Públicas do Estado do Piauí para Pessoas com Deficiência; o superintendente de  Direitos às Pessoas com Deficiências ou Mobilidade Reduzida da cidade de Goiânia, Antonio José Ferreira , falou sobre As Pessoas com Deficiência no Decurso Histórico da Humanidade; a Promotora de Justiça Marlúcia Gomes Evaristo fez uma exposição sobre a  Garantia de Direitos das Pessoas com Deficiência e LBI; o major Jameson Lima falou sobra a Equoterapia com Potencializador na Qualidade de Vida; a preside da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB Piauí, Sabrina Araújo falou dos Aspectos Jurídicos das Garantias de Direitos para os alunos da Educação Inclusiva; a gerente de Educação Especial da Secretaria de Educação do Piauí Eleonora Sá faz uma apresentação sobre os Centros de Apoio para Inclusão; Antonio Carlos técnico da Secretária de Saúde do Piauí  falou sobre o Combate ao Aedes Aegypti e Enfrentamento  a Microcefalias,Dengue, Febre Amarela, e outras Arboviroses e finalizando Vicente Gomes fez a palestra Todo Jovem tem Direito.