Projetos vão reduzir discriminação nas escolas
10/10/2006 - 00:14:02  
  
Twitter 

Por Lili Batista
 
A Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), com o objetivo de combater a discriminação nas escolas públicas, está desenvolvendo projetos para promover a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais, segundo informou, nesta segunda-feira, 9, a gerente de Educação Especial da Seduc, professora Ana Rosa, detalhando que as pessoas com deficiência (PCDs) necessitam de educação, lazer e esporte.

Entre os projetos desenvolvidos pela Seduc, destacam-se a capacitação dos professores e profissionais da área, criação de novos centros especializados, aquisição de equipamentos e compra de livros e material pedagógico, além da adaptação das escolas através da instalação de rampa de acesso e bebedouro apropriado.

Destacando que a desinformação é o principal fator que leva a sociedade a ter preconceito da pessoa com deficiência física, mental e auditiva, Ana Rosa acrescentou que a sociedade tem o dever de mudar essa concepção visando apoiar os projetos de inclusão da Seduc.

“Através dos nossos projetos, estamos rompendo algumas barreiras para acabar com esse preconceito, levando essa discussão para todas as escolas públicas e particulares. Temos que observar também que a família deve ter uma participação mais ativa para acelerar essa inclusão”, explicou Ana Rosa, acrescentando ainda que no próximo ano novos projetos de capacitação para os profissionais da área serão desenvolvidos em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC).