SEID e SEDUC entregam equipamentos de ensino em braile para CAP
04/12/2017 - 08:00

Entrega de equipamentos para o CAP

Na manhã desta segunda-feira (04), o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo e a secretária da Educação, Rejane Dias, entregaram equipamentos para pessoas com deficiência no Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência - CAP. A ação faz parte das comemorações alusivas ao dia da pessoa com deficiência, comemorado no domingo (03).

O secretário Mauro Eduardo afirmou que o compormisso do Governo é melhorar sempre a qualidade dos serviços oferecidos para as pessoas com deficiência. ELe falou da reforma estrutura física  dos Centros que atendem as pessoas com deficiência, como CAS, que atende o surdo, CES - que teve sua reforma entregue na semana passada e do próprio CAP 9ainda em fazer de obras). "Estamos muito felizes em entregar esses equipamentos para o CAP e isso dar uma maior qualidade no ensino para  os deficientes visuais", falou o secretário Mauro Eduardo.

A secretária Rejane Dias ressaltou que  o novos equipamentos são muito valiosos para os alunos do CAP e vai dar um ganho maior na qualidade da capacitação dos professores,  a secretária lembrou que o centro capacita professores do Estado, das prefeituras e da rede privada . "O CAP esta sendo reformado  e a previsão de entrega da sede é no semestre do ano que vem”, falou Rejane Dias.

Foram investidos R$ 135.519,00 na compra de 28 máquinas de escrever em braile, (máquinas especiais de datilografia), de 7 teclas: cada tecla correspondente a um ponto e ao espaço. Além das máquinas, foram entregues 40 sorobãns, (recurso para cego aprender a matemática) e 40 regletes (recurso utilizado para escrita em braille manual) e 40 punções de escrita braile (ferramenta para a escrita manual em braile), o que totaliza 148 equipamentos entregues. “É uma alegria muita grande receber estas máquinas e equipamentos, a última compra de máquina braile aconteceu a há 18 anos quando o CAP foi inaugurado”, afirmou Lila Santos, diretora do CAP. Ela complementou que o Centro capacitou 400 profissionais de educação neste ano de 2017, para que eles possam trabalhar com alunos com deficiência visual ou baixa visão.  A professora Eleonora Vaz, gerente de Educação Especial da Seduc frisou que alunos, servidores, e professores devem cuidar destes equipamentos, “são equipamentos caros que foram adquiridos partir de um trabalho conjunto da Seduc e Seid, por isso todos devem zelar por sua conservação”.

O Centro atende a 72 alunos e oferece alfabetização em braile (escrita e leitura), informática acessível, educação física adaptada, aulas de orientação e mobilidade (auxílio nas tarefas do cotidiano) e musicografia em braile.