Governo entrega reforma do CES
01/12/2017 - 13:44  
  
Twitter 

Inauguração da reforma do CES
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), inaugurou, na manhã desta sexta-feira (01), a reforma do Centro de Estimulação Sensorial para Crianças com Deficiência Auditiva e Visual (CES) Mauro César Evaristo. A inauguração marca o início das atividades do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 03 de dezembro.

O CES recebeu reforço na segurança com a implantação de novas grades, além da construção do jardim sensorial, quadra de esportes, manutenção hidráulica, elétrica, piscina, limpeza, pintura e colocação de novo piso, e ainda adequação do centro para acessibilidade (calçadas e dependências).

Os recursos para a reforma foram oriundos do Tesouro Estadual e custou R$ 237.240.81. "Nossa prioridade é cuidar, dar apoio, preparar e prestar serviços que faltavam para as pessoas que mais precisam, que é o caso das pessoas com deficiência. Comemoro por poder entregar uma estrutura moderna, bem equipada e com profissionais qualificados. O objetivo é trabalhar para ter atendimento de qualidade por todo o Piauí", destacou Wellington Dias.

O Centro funciona desde 2012 e tem o objetivo de promover o desenvolvimento da criança com deficiência sensorial desde os primeiros anos de sua vida, no sentido de intervir precocemente nas alterações surgidas nos sistemas visuais e auditivos. Conta com uma equipe multidisciplinar, formada por fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos e psicopedagogos, educadores físicos e assistentes sociais, trabalhar nas modalidades: estimulação precoce (0 a 3 anos e 11 meses) e o Atendimento Educacional Especializado (4 a 6 anos e onze meses). Além disso, atende a demanda de formação e capacitação dos profissionais envolvidos na inclusão dos alunos de rede pública estadual.

O secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, falou que a meta do governo é melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência dos 224 municípios piauienses. "Estamos muito felizes em proporcionar melhores condições de trabalho para os profissionais do CES e, ainda mais realizados em poder melhorar a vida das crianças com deficiência auditiva e visual e das suas famílias", destaca o gestor.  

Segundo a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, o objetivo da reforma é melhor atender as 39 crianças que frequentam o CES. "Aqui, os pais contam com um atendimento psicológico e toda a parte de estimulação e alfabetização das crianças é trabalhado. Além desse, todos os centros especializados no atendimento às pessoas com deficiência estão passando por reformas e ampliações. Do ponto de vista educacional especializado, será um grande ganho para esse público", pontuou a gestora.

A reforma do CES foi aprovada por funcionários e pais das crianças atendidas. É o que afirma Leidiane Nascimento, mãe da Lívia Manuele, que frequenta o centro há um ano. "Minha filha possui microcefalia. Ela faz fono e estimulação visual aqui e precisa de um atendimento adequado. Hoje o CES está bem estruturado, com os equipamentos necessários e funcionários capacitados. Foi uma ótima iniciativa", disse Leidiane.

Com informações CCOM