Congresso de Fisioterapia atrai centenas de profissionais e estudantes
08/10/2006 - 00:13:49

Edson Arruda - Ceid

Por Elza Muniz

O II Congresso de Fisioterapia (Conafisio) que encerra neste domingo no Rio Poty Hotel reúne centenas de profissionais e estudantes que atuam nesse mercado no Piauí. As perspectivas do papel fisioterapeuta e a excelência no tratamento de fisioterapia são alguns dos temas focados no encontro que contou com a apresentação de mais de 60 trabalhos científicos com temas que vão desde a recuperação de pacientes que perderam a mama em função de um câncer ao tratamento de estrias.

A representante do Conselho Federal de Fisioterapia, elogiou o estado do Piauí pelo trabalho de implantação da rede estadual de reabilitação, um sistema integrado  de atendimento médico-hospitalar que abrange 33 unidades conforme o plano de regionalização da saúde que tem como foco a reabilitação. “A pessoa com deficiência é nosso principal público mas precisamos extrapolar a atenção básica”, lembra.

A reabilitação no Piauí é um mercado em expansão que passa por transformações animadoras. “Para atuarem nessa rede de reabilitação foram abertas, 85 novas vagas para fisioterapeutas através de concurso público promovidos pela Secretaria de Saúde. Na implantação da rede estão sendo investidos R$ 8,4 milhões, inclusive com a construção de centro de excelência em reabilitação em Teresina que deve ser entregue no segundo semestre desse ano”, destacou o diretor da Coordenadoria para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Ceid), Edson Arruda, que representou o governo do estado no encontro.

A presidente do Conselho Regional de Fisioterapia, VI Região, Maria Ester Ibiapina, chama atenção para o perfil dos novos profissionais da fisioterapia e a preocupação com a excelência na formação desses profissionais. “É papel do conselho contribuir com iniciativas como essa para que esses profissionais estejam aptos a exercer a profissão”, destacou.

De acordo com João Batista Mazulo, um dos acadêmicos organizadores do Congresso, o evento contou com a apresentação de mais de 60 trabalhos científicos de estudantes de diferentes faculdades. O Encontro é promovido pelas faculdades que atuam na área e conta com o apoio do Governo do Piauí, através da Ceid, dentre outros parceiros.