SEID faz capacitação faz capacitação para Conselhos Municipais das Pessoas com Deficiência
24/08/2017 - 17:46

Capacitação de Conselheiros

Nesta sexta feira,  a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência - Seid realiza uma capacitação para representantes de 36 conselhos municipais de defesa dos direitos das pessoas com deficiência. O evento vai acontecer no auditório do Centro Integrado de Educação CIES, a partir das 8h da manhã da sexta (25) e tem o objetivo de qualificar as pessoas que definem, trabalham e fiscalizam as politicas públicas voltadas para as pessoas com deficiência (PCDs) nos municípios piauienses.

Segundo o secretário da Seid Mauro Eduardo e Silva,  o evento  é importante porque vai capacitar as pessoas que devem observar e fiscalizar as ações do poder público nos municípios em relação a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Ele lembra a importância dos conselhos como meio de controle social, “temos que lembrar que o conselho é o espaço onde a sociedade civil tem a mesma força do poder público, já 50% dos participantes do conselho são da sociedade civil”, afirmou. E segundo ele é neste ambiente que os conselheiros devem estar preparados para fazer projetos, elaborar políticas públicas e exercer o controle social das ações das prefeituras e órgãos públicos.

O evento vai contar com palestras de Antonio José Ferreira, ex-secretário Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a promotora de Justiça Marlúcia Evaristo e secretário Mauro Eduardo, que fazer explanações sobre o papel dos conselheiros e a importância do controle social.