Programa Passo à Frente já beneficiou 4 mil pessoas
04/08/2017 - 08:51  
  
Twitter 

Passo à Frente em Valença
Descentralizar os serviços de atendimento às pessoas com deficiência é uma das metas do Governo do Piauí. Assim, o Programa Passo à Frente foi desenvolvido e desde a sua implantação, em maio de 2016, 4 mil pessoas já foram beneficiados em mais de 40 municípios do estado. 

Na manhã desta quinta-feira (3), a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) entregaram 309 equipamentos ortopédicos para pessoas com deficiência dos municípios de Valença, Aroazes, Lagoa do Sítio e Pimenteiras. A solenidade de entrega foi realizada às 9h, no Ginásio Poliesportivo, em Valença.

Alem disso, foram entregues cadeiras de rodas e banho, coletes, botas, palmilhas e avaliações para uso de muletas, bengalas, andadores, sapatos para pé diabético e pé congênito, além de fabricação de órteses e próteses. 

O secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, fala que o objetivo é facilitar a vida das pessoas com deficiência oferecendo serviços na região onde residem as pessoas. "Com o Passo à Frente, a pessoa não precisa se deslocar para Teresina, por exemplo, para conseguir uma prótese. O benefício vem até a pessoa através de uma carreta ortopédica", enfatiza o gestor. 

Dona Jussara Nascimento, moradora da cidade de Valença, recebeu, pelo Passo à Frente, sapatos ortopédicos e uma bengala. "Estou muito feliz por ter recebido esses equipamentos. Agora vou poder fazer minhas atividades de forma mais segura e independente", finaliza a beneficiada. 
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, a ação garante mais benefícios para a população. "O Piauí é modelo de inclusão para o Brasil! Esse programa é muito importante por ofertar serviços mais perto da população", finaliza o gestor. 

A secretaria de Estado da Educação, Rejane Dias, anunciou que o Piauí foi contemplado com outra carreta ortopédica itinerante. "Conseguimos mais uma carreta com oficina ortopédica para o estado. Ela, nesse momento, se encontra no pátio da Secretaria de Estado da Saúde. Queremos destinar uma para a região sul e outra para o norte. E assim fazer com que todas as pessoas com deficiência que necessitam de órteses e próteses sejam beneficiadas", enfatiza a secretária. 

A próxima etapa de entrega de equipamentos pelo Passo à Frente será na segunda-feira (7), em Oeiras.