4 mil pessoas caminham pela acessibilidade
12/06/2017 - 08:53  
  
Twitter 

XI Caminhada pela Acessibilidade
Criada há 11 anos com o intuito de chamar a atenção da sociedade e dos gestores públicos sobre a importância da acessibilidade a XI Caminhada pela Acessibilidade aconteceu, na tarde deste sábado (10), e reuniu 4 mil pessoas na Avenida Raul Lopes. 

O evento realizado pela Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), pela Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (Adeft), pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI) e demais entidades das pessoas com deficiência do Piauí faz parte das comemorações pelo Dia Estadual da Pessoa com Deficiência no Estado do Piauí, comemorado no dia 9 de junho. 

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, fala das conquistas da pessoa com deficiência' nos últimos anos. "Estamos na nossa 11 edição da caminhada. E se nós olharmos para trás muito já conquistamos, mas se olharmos para frente muita coisa ainda vamos conquistar. Há anos atrás não tinhamos um Centro Integrado de Realização (Ceir), Centro Integrado de Educação Especial (Cies), uma rede de conselhos municipais, um Conselho Estadual, uma Secretaria de Estado. Esse vamos consolidar toda a  política de inclusão com a inauguração da 'casa própria da pessoa com deficiência', a sede da nossa secretaria. Esse ano nossa caminhada tem como tema: Limitados sim, incapacitados não!! Nossa limitação não nos torna incapazes de desenvolver qualquer atividade que seja compatível com nossa deficiência. Queremos ser respeitados e nossos direitos também", destaca o gestor. 

A presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (Adeft), Amparo Sousa, explica que a intenção da caminhada é conscientizar a sociedade sobre a importância de respeitar os direitos das pessoas com deficiência. "Ao longo desses 11 anos podemos elencar algumas conquistas. Nós já avançamos muuito. Inclusive estamos a frente de vários estados brasileiros. Mas não podemos deixar de reconhecer que ainda temos muito pra ser feito para que tenhamos realmente uma sociedade inclusiva", disse a presidente. 

A Vice-Governadora, Margarete Coelho, participou da caminhada é disse que "essa luta pela conquista de direitos vem trazendo muitos frutos. E uma luta que não tem sido em vão. Hoje no Piauí existe uma política de inclusão da pessoa com deficiência consolidada. É lindo o trabalho da Seid de levar para quem precisa equipamentos de acessibilidade". 

A caminhada seguiu até o Parque Nova Potycabana, onde aconteceu apresentações artísticas e musicais.