Dia Estadual da Pessoa com Deficiência é celebrado com conquistas
09/06/2017 - 12:46  
  
Twitter 

Café da manhã inclusivo
A Secretaria de Estado para Inclusão das Pessoa com Deficiência (Seid) realizou na manhã desta sexta-feira (9), no Centro Integrado de Educação Especial (Cies), um café da manhã inclusivo para homenagear as pessoas com deficiência.  

Hoje, 9 de junho, é o comemorado o Dia Estadual da Pessoa com Deficiência. A data foi criada pela Lei nº 5.341, de 29 de outubro de 2003 e marca a criação da Seid e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede- PI)

A Seid desde a sua criação vem desenvolvendo políticas públicas e ações voltadas para as pessoas com deficiência, com o intuito de garantir e defender os direitos destas pessoas, bem como conscientizar a sociedade sobre esses direitos.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, hoje é um dia em que o poder público, a sociedade civil organizada e as pessoas com deficiência podem se reunir para fazer uma análise sobre as políticas públicas para inclusão das pessoas com deficiência. “Nosso estado tem uma política de inclusão da pessoa com deficiência bem avançada, mas ainda há muito para ser feito. Queremos trabalhar ainda mais na área da saúde, acessibilidade, educação, infraestrutura e lazer para que as pessoas com deficiência do Piauí tenham orgulho de sair do estado e dizer: eu moro em um estado que respeita e que tem garantido ações que melhoram a nossa qualidade de vida!”, destaca o gestor. Para Maria Mata as políticas atuais de inclusão da pessoa com deficiência têm melhorado sua vida. “Minha vida melhorou em muitos aspectos. Para nós pessoas com deficiência melhorou 100%. Por exemplo, eu tenho o sonho de voltar em Luís Correia e tomar um banho de mar, agora com o Piauí Praia Acessível esse sonho se tornará realidade”, enfatiza Maria.

 Durante o Café da manhã inclusivo aconteceu o lançamento do projeto “Luau Acessível”, que é uma parceria entre a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur). O projeto visa desenvolver um luau a beira mar, na praia de Atalaia, onde fica o “Piauí Praia Acessível”. O evento acontece no dia 9 de julho e oferece boa música, acessibilidade, segurança e conforto.