Sessão solene comemora o Dia Estadual da Pessoa com Deficiência
08/06/2017 - 13:39

Dia Estadual da Pessoa com Deficiência
O Dia Estadual da Pessoa com Deficiência é comemorado em 9 de junho. A data foi criada pela Lei nº 5.341, de 29 de outubro de 2003, e visa homenagear as pessoas com deficiência do estado. Além disso, marca a luta pela inclusão dessas pessoas na sociedade. Para celebrar essa data uma sessão solene foi realizada, na manhã desta quinta-feira (08), na Assembleia Legislativa do Piauí.

A homenagem aconteceu, também, para lembrar a data de criação da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede – PI).

Para o secretário da Seid, Mauro Eduardo, a data marca o avanço das políticas públicas para pessoas com deficiência. “Nosso estado tem avançado muito nos últimos anos no que diz respeito à política de inclusão das pessoas com deficiência. Nós pessoas com deficiência conquistamos muitos direitos e reconhecimento na sociedade. Nossa missão à frente da Seid é fortalecer a política de inclusão no Piauí. Podemos citar várias conquistas como Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), o Centro Integrado de Educação Especial (CIES), o Programa Passo à Frente que já beneficiou mais de 3 mil pessoas no estado. Ainda temos o Serviço de Referência Odontológica à Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo, atendimento educacional especializado e de reabilitação física, intelectual e auditiva; e o Piauí Praia Acessível. Nossa meta, até o final da nossa gestão, é levar inclusão a todos os 224 municípios do Piauí”, frisa o gestor.

A proposta da sessão foi do deputado estadual, Aluísio Martins que falou na importância de conscientizar a sociedade sobre os direitos das pessoas com deficiência. “Temos que conscientizar a sociedade sobre a importância de respeitar os direitos das pessoas com deficiência. Essa sessão solene tem o intuito de fazer uma reflexão para promover a inclusão das pessoas com deficiência do nosso Estado”, diz o deputado.

A presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina, Amparo Sousa, fala que a sessão solene é muito importante para mostrar a luta das pessoas com deficiência. “Temos muitas leis que garantem nossos direitos, mas de nada adianta se não conhecê-las. Nosso maior problema é o preconceito!”, destaca a presidente.

A Secretária de Educação, Rejane Dias, participou da sessão e destacou muitos projetos e leis que beneficiam as pessoas com deficiência. “Tenho a honra de poder voltar a esta casa e falar dos inúmeros projetos e lei que criamos para beneficiar a vida das pessoas com deficiência. Destaco algumas leis como a que institui a profissão de tradutor de interprete de Libras, o Passe Livre Cultura, o ‘Selo Empresa Inclusiva’, a implantação de cursos especializados para pessoas com deficiência e considero que o Estatuto da Pessoa com Deficiência é a nossa maior conquista!”, destaca a secretária.

Em relação à educação inclusiva, a secretária disse que todos os Centros Especializados de Educação estão passando por reforma com o intuito de proporcionar melhores condições para os usuários e os profissionais.