XI Caminhada pela Acessibilidade acontece neste sábado
06/06/2017 - 12:36  
  
Twitter 

XI Caminhada pela Acessibilidade
A Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (ADEFT), em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONEDE-PI) e demais entidades das pessoas com deficiência do Piauí, realizarão, no próximo sábado (10), a XI Caminhada pela Acessibilidade. 

O evento faz parte da programação das comemorações pelo Dia Estadual da Pessoa com Deficiência no Estado do Piauí, comemorado no dia 9 de junho. A caminhada foi idealizada pela ADEFT há 11 anos e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade e dos gestores públicos sobre a importância da acessibilidade. 

O secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, fala que a principal bandeira da caminhada é a conscientização da sociedade. “Nós vivemos em um Estado e país onde já avançamos muito no que diz respeito aos direitos das pessoas com deficiência. O que precisamos é colocar em prática todas essas leis e conscientizar a sociedade no que diz respeito à garantia desses direitos”, destaca o gestor.   

A presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (Adeft), Amparo Sousa, explica que não adianta ter acessibilidade física como as vagas em estacionamentos se as pessoas não respeitam esse direito. “Nossa expectativa é a questão da conscientização da sociedade no que diz respeito aos direitos das pessoas com deficiência e, principalmente, quando se fala em acessibilidade atitudinal, que é a pior barreira que nós pessoas com deficiência enfrentamos no dia a dia. É uma coisa rotineira, infelizmente”.  

A concentração para a caminhada será na Avenida Raul Lopes, às 15h, nas imediações da Ponte Estaiada, e seguirá até ao Parque Nova Potycabana, onde uma programação especial foi preparada para receber as pessoas. O evento contará com apresentações artísticas e musicais.