Pessoas com deficiência ganham academia
04/06/2017 - 10:08  
  
Twitter 

Academia para pessoas com deficiência na Potycabana
A primeira academia pública adaptada para pessoas com deficiência do Piauí foi inaugurada, nessa sexta (02), durante as comemorações pelo aniversário de quatro anos do Parque Nova Potycabana, onde os equipamentos foram instalados. A Academia Inclusiva é resultado de uma parceria entre a Coordenadoria de Desenvolvimento Social e Lazer (CDSOL), a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), e as farmácias Globo.

O secretário de Governo, Merlong Solano, enalteceu a capacidade de articulação da Coordenadoria de Lazer com a iniciativa privada, que possibilita melhorias no Parque, a exemplo do bicicletário, e agora a Academia Inclusiva. “Seria ótimo se todo equipamento público tivesse a cara da Potycabana”, afirmou Merlong em nome do governador Wellington Dias, que cumpre agenda de trabalho em Brasília.

A coordenadora de Desenvolvimento Social e Lazer, Simone Araújo, enfatizou o empenho da gestão em promover ações como esta, mesmo em tempos difíceis de crise. O secretário da Seid, Mauro Eduardo, ressaltou que a instalação da academia adaptada é um avanço para a qualidade de vida das pessoas com deficiência, pois este público passa a ter um local para fazer atividades e com a supervisão de profissionais de educação física.

Fabíola Machado, que é cadeirante, destacou que essa é uma ótima ideia, porque estimula as pessoas com deficiência a fazer exercícios. Ela integra a população de mais de 860 mil pessoas com deficiência no Piauí, de acordo com dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010).