Nova Potycabana terá academia para pessoas com deficiência
01/06/2017 - 11:43  
  
Twitter 

Foto: Zaqueu Proença
A Coordenadoria de Desenvolvimento Social e Lazer (CDSOL) e a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), em parceria com a iniciativa privada, vão inaugurar, nesta sexta-feira (02), no Parque Potycabana, às 17 horas, uma academia para pessoas com deficiência. A inauguração acontece durante as comemorações dos 4 anos do parque.  

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, a iniciativa de criar uma academia para pessoas com deficiência surgiu com o intuito de melhorar a qualidade de vida e, por consequência, a saúde dessas pessoas. 

“As pessoas com deficiência, na maioria dos casos, precisam fazer exercícios físicos para fortalecer a musculatura. Eu, por exemplo, tive paralisia infantil com um ano e meio de idade e várias vezes, por recomendação médica, fui orientado a fazer alguma atividade física. Essa academia terá equipamentos apropriados para que possamos fazer as atividades de maneira adequada. Além de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência faremos a inclusão de fato e de direito”, destaca o gestor. 

Essa será a primeira academia para as pessoas com deficiência no Piauí. A Seid está desenvolvendo um projeto para a implantação da segunda no litoral do estado. “Será uma academia hibrida que funcionará no projeto Piauí Praia Acessível e será entregue até o final do ano”, fala Mauro Eduardo. 

A Gerente de Projetos da Seid, Natália Santos, fala que o “Projeto Piauí Praia Acessível” oferece acessibilidade e lazer conjugados e diante da legislação vigente, é dever do Estado e direito da pessoa com deficiência o acesso ao lazer e a saúde. “Essa academia tem o intuito de promover a saúde preventiva e a inovação, através da oferta equipamentos híbridos para academia ao ar livre, na Praia de Atalaia (Luís Correia) que possibilitarão a utilização por pessoas com ou sem deficiência”, frisa a gerente.