Serviço de Referência Odontológica à Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo é inaugurado
27/04/2017 - 13:13  
  
Twitter 

Serviço atende pessoas com deficiência intelectual e autismo
Com o objetivo de ampliar o acesso qualificado às pessoas com deficiência intelectual e autismo no Sistema Único de Saúde, focado no conceito de rede de atenção e cuidados à saúde, vislumbrando o tratamento odontológico em nível terciário, o Serviço de Referência Odontológica à Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo foi inaugurado, na manhã desta quinta-feira (27), às 8 horas, no anexo do Hospital da Polícia Militar.
 
O Serviço é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Hospital da Polícia Militar (HPM) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). 
 
O secretário da Seid, Mauro Eduardo, fala que o Serviço Odontológico é a realização de um sonho e que surgiu das demandas dos familiares das pessoas com deficiência intelectual e autismo não colaborativos, que necessitam de atendimento odontológico em centro cirúrgico. "Somos pioneiros neste serviço, neste serviço onde o Piauí reassume o seu compromisso  com as pessoas com deficiência. A partir da inauguração desse serviço as pessoas com deficiência do Estado do Piauí, sobretudo as pessoas com deficiência intelectual e autismo terão, em Teresina, um serviço de nível terciário, que vai atender toda a demanda dessas pessoas. Com esse centro o governador reassume o compromisso de melhorar a qualidade de vida das pessoas! Com esse centro a realidade dessas pessoas com certeza será outra”. 

O governador Wellington Dias que participou da inauguração disse que centro vai dar as condições mais humanizadas para  o atendimento odontológicos para  das pessoas com deficiências intelectual e autismo. "Há uma dificuldade dos profissionais de saúde para lidar com estas pessoas. Tenta imaginar como é que um médico, um dentista, um cirurgião vai lidar no momentos de um tratamentos com uma criança que um problema de saúde mental ou quando tem dificuldade de expressar qual é o seu verdadeiro problema, nestes caso  há necessidade de se ter um sistema e um equipe  totalmente preparada para lidar com estas pessoas com  estas deficiências e é isso que estamos oferecendo hoje a partir de Teresina". A meta segundo o governador é levar este serviço para outras regiões do Piauí para descentralizar o atendimento e evitar o deslocamento das pessoas com deficiência para fazer o tratamento na capital. O Governador frisou que a inauguração do serviço é pagamento de um dívida que sua gestão tinha com as pessoas com deficiência, o centro foi idealizado na segunda gestão de Wellington Dias.

A secretária de Educação Rejane Dias ressaltou que o centro é um grande ganho para as crianças que precisam de um atendimento especializado, "sou mãe de uma criança com deficiência intelectual e sei muito bem como um serviço é importante, a minha  filhas tem fazer um tratamento dentário e muitas vezes tem ser internada". Falando das importâncias, de um serviço como do Centro que é gratuito.

A presidente da Associação de Amigos dos Autistas - AMA Rosália Oliveira disse que o centro vai possibilitar que as mães e pais de pessoas com deficiência intelectual  tenha acesso a um serviço de qualidade e gratuito para fazer o tratamento odontológico, "é muito importante para todos nós, principalmente para quem tem um filho com deficiência e depende da saúde pública do serviço especializado e gratuito na área odontológica".   

De acordo com a Coordenadora de Saúde da Seid, Raquel Azevedo, o atendimento dos pacientes será regulado pela Central Estadual de Regulação da Assistência à Saúde (CERAS). “A Central receberá os encaminhamentos advindos da Rede de Saúde dos municípios, devidamente comprovado o fluxo de acesso deste paciente por meio dos níveis subsequentes de Atenção à Saúde e encaminhamento com justificativa do profissional de saúde bucal competente para o diagnóstico do perfil do paciente compatível com a clientela descrita como público alvo deste projeto”, frisa a coordenadora. 
Os atendimentos terão início no dia 02 de maio e contará com uma Equipe Mínima de 01 Coordenador, 02 cirurgiões bucomaxilofacial, 02 especialistas em atendimento odontológico da pessoa com deficiência, 02 Endodontista, 02 Periodontista, 01 Cardiologista, 01 Neurologista, 02 Anestesiologistas, 02 Técnicos em saúde bucal; 02 Técnicos de enfermagem; 01 Assistente Social; 01 Nutricionista;
 
Instalações físicas
Uma sala no centro cirúrgico adaptada para receber instalação de equipo odontológico e com antessala específica para o paciente com o acompanhante ou responsável; duas enfermarias especializadas (com três leitos) sendo uma masculina e outra feminina; uma recepção adaptada para receber os pacientes; uma sala para preparação e acondicionamento de instrumental/materiais e organização de arquivos.