Cies comemora 10 anos
20/04/2017 - 15:42  
  
Twitter 

Aniversário do Cies
Uma data mais que especial  a comemoração dos 10 anos de funcionamento do Centro Integrado de Educação Especial (Cies), nesta quinta-feira (20). A secretária da Educação, Rejane Dias, e o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, participaram da festa que teve como tema "Há 10 anos desenvolvendo inteligências". Participaram da festa alunos, pais, professores de uma década de Cies. 

Segundo a diretora do Cies professora Fátima Macêdo , nestes  10 anos foram atendidas  3.500 crianças. O centro conta com atendimento médico, psicológico, nutricional, odontológico, pedagógico, além de todo o suporte do Atendimento Educacional Especializado (AEE).   Emocionada com as apresentações da crianças, Fátima Macêdo, falou sobre os resultados do trabalho, que segundo ela foi um sucesso. "Cheguei no Cies após três meses de sua inauguração e hoje completamos dez anos de muito investimento de tempo, conhecimento e amor. É um trabalho lento mas que tem resultado excepcional", afirma.

"Tivemos uma criança que chegou aqui com todas as funções e parte sensorial comprometidas e, após quatro anos de investimento, essa criança teve alta por evolução. Saiu lendo, falando, interpretando; conseguiu acompanhar a escola, já saiu treinada para pegar ônibus da casa para o colégio. Ela ainda tem dificuldades, não deixou de ser deficiente intelectual, mas evoluiu tanto que teve alta. Esse é um dos caso que nos emocionam muito", garante a diretora.

A secretária da Educação, Rejane Dias, agradeceu a parceria com a Seid, em nome do secretário Mauro Eduardo, e reafirmou o compromisso que o governador do Estado, Wellington Dias, tem com a Educação Especial. 

"Deixo o abraço do nosso governador e a certeza de que a população do Piauí pode contar com nossa garra e determinação, para buscar cada vez mais melhorias para a educação inclusiva no nosso Estado. Queremos que nossas crianças se sintam felizes de estarem no Cies e que os pais se sintam seguros em saber que os filhos estão sendo bem cuidados e tratados", garante Rejane Dias.  

O secretário Mauro Eduardo disse que o Cies  presta um servido importante no desenvolvimento das crianças. Ele disse que ficou surpreso e emocionado com  o desempenho das crianças nas apresentações.  "Hoje vimos aqui o resultados de um trabalho de  comprometimento da família e dos profissionais que fazem o Cies, com o futuro das crianças atendidas aqui", disse.  Ele citou a reforma do prédio do Cies como um presente para que as crianças tenham um local melhor e mais confortável.  

Atualmente o CIES atende 302 crianças, regularmente matriculadas na rede estadual. As terapias e demais atividades desenvolvidas acontecem no contra turno escolar. Além dos cuidados com as crianças, o CIES oferece apoio e orientação às famílias.