Serviço Odontológico para Pessoas com Deficiência será inaugurado dia 27 de abril
19/04/2017 - 15:45  
  
Twitter 

Reunião do Serviço Odontológico
A apresentação do Serviço de Referência Odontológica à Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo foi feita hoje para os coordenadores dos 32 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) que funciona. Uma reunião com o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo e o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa. 

Na reunião que aconteceu na manhã desta quarta-feira na secretária de Saúde, os coordenadores receberam as informações do serviço de referência odontológica à pessoa com deficiência intelectual e autismo.  O serviço vai se inaugurado dia 27 de abril e será oferecido a partir do dia 02 de maio, no Hospital Militar do Piauí Dirceu Arcoverde.

O local está preparado para atencer o paciente com deficiência não colaborativo, aquele que necessita ser sedado para fazer o seu tratamento No centro foi construído um espaço com sala de atendimento odontológico adaptadas para pessoa com deficiência, duas enfermarias, masculina e feminina. Dentre os equipamentos, o serviço terá disponível cadeira adaptável para cadeirante e um consultório móvel para que possa ser levado até o centro cirúrgico. 

Mauro Eduardo falou que o centro vai melhorar a qualidade do atendimento das pessoas com deficiência “É um serviço que vai mudar para melhor a vida dessas pessoas. A maioria desses pacientes tem renda muito baixa e não tem condições de se tratar em uma clínica particular. Então, essa parceria com a Saúde vai dar celeridade à oferta desse serviço”, disse Mauro Eduardo.


“É mais uma iniciativa de parceria forte que existe entre Secretaria da Saúde e Secretaria da Inclusão voltada para uma oferta de serviço de uma forma humanizada e também buscando atender a esse público que precisa de uma atenção especial”, disse Francisco Costa.

Para ter acesso ao tratamento, o paciente deverá procurar a Unidade Básica de Saúde do município onde reside que prestará o primeiro atendimento e, caso necessite de uma avaliação mais complexa, será encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas mais próximo da cidade. No CEO, o paciente passará por exames diagnósticos mais precisos. Sendo detectada a indicação, serão regulados para o serviço de referência no Hospital Militar.
Serviço

Uma equipe multidisciplinar com dentistas, cardiologistas, neurologistas, anestesistas e cirurgiões buco-maxilar fará o atendimento de avaliação diagnóstica em pacientes com alguma deficiência que não sejam colaborativos a procedimentos odontológicos. O Hospital Militar terá a capacidade de realizar dez atendimentos ambulatoriais por dia e 20 procedimentos eletivos ao mês. A inauguração do espaço está prevista para o dia 27 de abril e o início do atendimento será no dia 2 de maio.
 
Com informações da Sesapi