Seminário da Seid capacita mais de 200 profissionais da saúde e assistência social do Piauí
20/03/2017 - 09:34

Seminário do Passe Livre 2017
A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI), realizou, nesta sexta-feira (17), as 9h, no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), o III Seminário Estadual de Capacitação do Passe Livre Intermunicipal e Cultura. O evento teve como objetivo capacitar os técnicos das áreas da Saúde e da Assistência Social dos municípios piauienses sobre os benefícios.

Durante o seminário, foram apresentados os formulários exigidos para aquisição do Passe Livre, bem como o manual de orientação do usuário. Além disso, foram oferecidas palestras sobre Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência; os Direitos da Pessoa com Deficiência e Como ter acesso ao Passe Livre Intermunicipal e ao Cultura.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, destaca a importância da capacitação para preparar, ainda mais, os profissionais que atuam na área da saúde e assistência social dos municípios, além dos gestores. "Mais de 200 profissionais participaram do seminário e isso reflete o compromisso com a política de inclusão da pessoa com deficiência. A determinação do governador Wellington Dias é descentralizar os serviços para a população e nós, na Seid, estamos empenhados em fazer isso acontecer!", pontua.

A diretora de Gestão da Seid, Helena Lima,  fala que o objetivo do seminário  foi alcançado. Hoje tivemos os representantes dos 224 municípios do Piauí. Com os novos gestores municipais, vêm novas equipes, assim, buscamos capacitar, com esse seminário, todos os profissionais envolvidos com a política da pessoa com deficiência. E temos a certeza que a partir dessa capacitação as pessoas com deficiência de norte a sul do estado vai ter o acesso adequado e mais rápido aos benefícios do Passe Livre Intermunicipal e Cultura", enfatiza.

A secretária da Educação, Rejane Dias, lembrou da criação do passe livre e falou dos benefícios proporcionados para as pessoas com deficiência e seus familiares. "O Passe Livre Intermunicipal assegura o direito de ir e vir das pessoas com deficiência do estado do Piauí e também possibilita o acesso a saúde, pois possibilita que a pessoa com deficiência venha a Teresina realizar seu tratamento de realizar, por exemplo. O Passe Livre Cultura é uma lei de minha autoria que garante a essas pessoas a entrada livre nos estabelecimentos de entretenimento", destaca.

Passe Livre Intermunicipal
O Passe Livre Intermunicipal é um benefício criado pela lei: 5.583, de 11 de julho de 2006, que assegura o direito de ir e vir das pessoas com deficiência do estado do Piauí, cuja renda familiar mensal per capita seja de até um salário mínimo, por meio da gratuidade das passagens de ônibus entre os municípios.

Passe Livre Cultura
O Passe Livre Cultura é um benefício que garante o acesso e a gratuidade de entrada para as pessoas com deficiência do Piauí. O benefício é assegurado pela lei estadual nº 6.194, de 13 de março de 2012, e decreto 15.995, de 07 de abril de 2015, que garante a essas pessoas a entrada livre nos estabelecimentos de entretenimento, como cinemas, teatros, casas de espetáculo, estádios, ginásios esportivos e nos locais similares que tenham apresentação de eventos culturais, de lazer e esportivos.