Federação recebe cadeiras de rodas adaptadas para o basquete
10/03/2017 - 14:49  
  
Twitter 

Entrega de cadeiras de rodas para atletas

A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e a Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi) entregaram, na manhã desta sexta-feira (10), no auditório da ATI, 12 cadeiras de rodas adaptadas para a Federação Piauiense de Esportes para Pessoas com Deficiência. 

As cadeiras de rodas adaptadas custaram R$ 187 mil  e beneficiarão as pessoas com deficiência na prática do esporte, em especial ao basquete em cadeira de rodas. Elas foram adquiridas pela Fundespi e são padronizadas pelas normas do Comitê Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC). 

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, fala que é importante incentivar a prática desportiva. “O esporte promove benefícios para as pessoas, em especial, as que possuem algum tipo de deficiência. Possibilitar o acesso ao esporte significa proporcionar uma melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência e isso é muito gratificante. Estamos sempre trabalhando pela inclusão!”, destaca o gestor.  Em sua fala o secretário garantiu a realização da Paralimpiada, no mês de outubro, e que a competição será feita em parceria com a Fundespi. 

Vicente Sobrinho completou que o tralho da Fundespi é promover o esporte em todos os seus níveis "por isso fizemos o convênio com a Federação de Esportes para a Pessoas com as Pessoas com Deficiência, para que o estado faça seu papel de desenvolver a prática esportiva".

Rex Jones presidente da Federação de Esportes para Pessoas com as Pessoas com Deficiência disse que as cadeiras são uma aquisição importante para que o basquete de cadeira de rodas  do Piauí continue evoluindo. "Estamos disputando a primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas, e vamos manter o Piauí na elite esporte". O atleta José Filho, que participou da seleção brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas comemorou as novas cadeiras, "são equipamentos que vão nos ajudar nos treinos e nas competições, minha cadeira de competição estava muito velha e eu não tenho como comprar uma nova".