Piauí Praia Acessível garante diversão de pessoas com deficiência no Carnaval
02/03/2017 - 13:08  
  
Twitter 

Piauí Praia Acessível promove lazer inclusivo
O Projeto Piauí Praia Acessível, que funciona na Praia de Atalaia, em Luís Correia, está funcionando em horário especial durante o Carnaval. As pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que visitarem o litoral piauiense podem usufruir dos serviços do projeto com segurança, dignidade e autonomia. Até esta quarta-feira (1º), o projeto funcionará em horário de 7h30 às 12h.

Maria Luzia da Silva, aposentada e cadeirante, fala que, com o Praia Acessível, teve a oportunidade de realizar um desejo antigo: entrar no mar novamente. "Amei o banho! estava com muito tempo que não entrava no mar. A instrutora sempre com muita atenção. Esse projeto nos  oportuniza o lazer", relata a aposentada.

O projeto possui estrutura com banheiros acessíveis, um masculino e um feminino; espaço administrativo e outro que serve para guardar os pertences tanto das pessoas com deficiência como dos acompanhantes. Para o banho de mar assistido por monitores, é usada uma rampa de acesso ao mar e cadeiras anfíbias, que permitem locomoção em terra e água. Além disso, monitores e guarda-vidas do Corpo de Bombeiros acompanham as atividades.

Gardênia Braga, que trouxe o pai Luiz Gonzaga, disse que está maravilhada com o projeto e parabenizou a iniciativa. "Fizemos o agendamento prévio, gostamos muito, o serviço de qualidade, ótima estrutura. Fiquei realmente feliz de vê-lo no mar novamente", ressalta a turista.

O projeto, realizado pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Faculdade Maurício de Nassau, foi inaugurado em julho deste ano e funciona na Praia de Atalaia, no município de Luís Correia.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, fala que o Piauí Praia Acessível é inovador e referência para outros estados. "O projeto está em pleno funcionamento, com uma estrutura acessível e própria para oportunizar o banho de mar assistido. Ver o sorriso no rosto das pessoas que utilizam os serviços do projeto e seus familiares é muito gratificante!", destaca o gestor.