Passo à Frente entrega equipamentos ortopédicos em São Raimundo Nonato
20/02/2017 - 13:19  
  
Twitter 

Governo entrega equipamentos ortopédicos
O Programa Passo à Frente é uma parceria entre a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). O programa já beneficiou vários piauienses, levando de forma itinerante e gratuita oficina ortopédica para fabricação de órteses e próteses à pessoas com algum tipo de deficiência física. Na manhã desta sexta-feira (17), no ginásio poliesportivo da Universidade Estadual do Piauí de São Raimundo Nonato, às 9h, aconteceu a entrega de 377 equipamentos para os municípios da região da Serra da Capivara.

Dentre os equipamentos entregues estão próteses, órteses, coletes, botas, palmilhas, andadores, bengalas, calçados para pé diabético, cadeiras de banho e cadeira de rodas que beneficiaram, além de São Raimundo Nonato, pacientes dos municípios de Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Coronel José Dias, Caracol, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura, Guaribas e Jurema.

Incluindo São Raimundo Nonato, o Programa Passo à Frente já entregou 1.193 equipamentos ortopédicos. Segundo o secretário da Saúde, Francisco Costa, a previsão é que até o final do ano os municípios de Picos, Oeiras, Piripiri e Valença receberão a oficina itinerante do programa. "É uma ação itinerante que chega próxima das pessoas para melhorar, através dos  equipamentos, a vida", fala o gestor.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, fala que esse projeto faz parte de uma ação que descentralizados o atendimento de reabilitação no estado. "O Governo do Estado reafirma o compromisso de proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência. Nossa meta é até 31 de dezembro de 2018 chegar em todos os municípios do Piauí e fazer com que todas as pessoas que precisem de uma órtese, prótese ou cadeira de rodas possam ser beneficiadas e, assim, ter uma melhor qualidade de vida", frisa o gestor. 

Manoel Roberto, morador de Coronel José Dias, foi um beneficiário do programa e  recebeu uma cadeira de rodas. "Essa ação é importante por beneficiar as pessoa com deficiência que não têm condições de viajar até Teresina para conseguir um equipamento ortopédico, por exemplo. Estou muito feliz em conseguir essa cadeira", destaca Manoel.