Ceid promoverá capacitação para 48 profissionais do HGV
05/10/2006 - 00:09:49  
  
Twitter 

pessoa com deficiência auditiva

Por Elza Muniz

A Coordenadoria para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Ceid) vai promover um curso de capacitação na Lingua Brasileira de Sinais (Libras) para os profissionais do Hospital Getulio Vargas (HGV) que lidam diretamente com o público. Inicialmente o curso de libras vai capacitar 48 profissionais do HGV envolvendo as seguintes áreas: same, odontologia, hospital geral e serviço social.

Levando-se em conta que o HGV faz uma média de 6.400 atendimentos por mês e que o estado do Piauí tem uma média de 113.294 pessoas com deficiência auditiva, o equivalente a 4% da população, segundo o último Censo Demográfico do IBGE, torna-se cada dia mais necessário que os profissionais da casa estejam capacitados para se comunicar com esse público.

A capacitação visa suprir um dos principais problemas enfrentados pelos deficientes auditivos, a dificuldade de estabelecer comunicação com pessoas que não conhecem a língua brasileira de sinais. Como uma quantidade restrita de profissionais tem domínio da Língua Brasileira de Sinais, a comunicação com essas pessoas fica limitada, e consequentemente, o atendimento desses pacientes, fica comprometido mesmo em grandes centros como o Hospital Getúlio Vargas.

A capacitação acontece no Centro de Capacitação de Profissionais da  Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), situado no bairro Cristo Rei, terá duração de 120 horas a previsão de data é entre janeiro e abril de 2007. De acordo com a coordenadora da Ceid, Rejane Dias, a intenção da Ceid com este projeto  é proporcionar um atendimento de qualidade às pessoas com deficiência auditiva que buscam os serviços de saúde pública. “A proposta é buscar uma postura humanizada e inclusiva no atendimento”, explica.