Turismo acessível é uma realidade no Piauí
21/01/2017 - 20:41

Piauí Praia Acessível

O turismo acessível é uma realidade no Piauí, foi o que constatou a deputada federal pelo Estado de Alagoas, Rosinha da Adefal, em visita ao litoral piauiense, neste sábado (21). No Piauí, a Deputada conheceu de perto as ações do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), no que se refere à acessibilidade e inclusão.

A deputada federal, que é também membro da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Câmara Federal, enalteceu o trabalho realizado pelo Estado nessa área e destacou o Projeto Piauí Praia Acessível, iniciativa que permite o banho de mar assistido, com equipamentos específicos, monitores preparados e total segurança para esse público. Por meio do projeto, Rosinha da Adefal, que é cadeirante pode conhecer o mar piauiense através do banho assistido.

“Todo cidadão tem direito ao lazer e aqui no Piauí me senti valorizada, respeitada, não como autoridade, mas como cidadã. O Piauí Praia Acessível é uma iniciativa maravilhosa e que deve ser levada a outros estados. Parabenizo o trabalho do governo, e da Seid, afirmando que o turismo acessível é real no Estado,” disse a deputada.

Para o Secretário da Seid, Mauro Eduardo, o objetivo do Piauí Praia Acessível está sendo atingido e atualmente já são inúmeras histórias de pessoas com deficiência que puderam tomar um banho de mar no litoral piauiense. “Trabalhamos com grande afinco para proporcionar acessibilidade, inclusão, respeito e um banho de mar com dignidade, não só para os piauienses, mas também para os turistas que visitam o nosso litoral. Estamos felizes com a visita da deputada alagoana e pela repercussão da nossa experiência exitosa nessa área,” afirmou o secretário.

Outras ações da Seid

Ainda em visita ao Piauí, a deputada Rosinha da Adefal acompanhou o funcionamento do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), em Teresina e avaliou o andamento das obras do Centro Odontológico Especializado, que está em fase de conclusão.

Em Paranaíba, a Seid está acertando os últimos detalhes para o início das obras do Centro Especializado, que irá atender as pessoas com deficiência da Planície Litorânea, sem que elas precisem se deslocar para Teresina em busca de tratamento. A licitação para o empreendimento já aconteceu e até o mês de março o canteiro de obras será montado.

Por Lívia Barradas