Inclusão da pessoa com deficiência no Piauí é modelo para o país
20/01/2017 - 13:33

Deputada de Alagoas conhece políticas de inclusão do Piauí
A Secretaria de Estado para Inclusão das Pessoa com Deficiência (Seid) desde a sua criação vem desenvolvendo políticas públicas e ações voltadas para as pessoas com deficiência, com o intuito de garantir e defender os direitos destas pessoas, bem como conscientizar a sociedade sobre esses direitos.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, a política atual de inclusão promovida pela secretaria busca atender as necessidades de pessoas com deficiência, qualquer que seja o nível de comprometimento. “Nossa missão é atender as necessidades das pessoas com deficiência dos 224 municípios do Estado. Para que isso aconteça estamos descentralizando os serviços e viabilizamos atendimentos especializados, fortalecemos as ações das entidades de atendimento a pessoas com deficiência. Promovemos a acessibilidade às Políticas Públicas, aos espaços físicos e aos serviços prestados pela Rede de Proteção Social; garantimos direitos e o pleno exercício da cidadania, conforme preceitua a legislação vigente. Além disso, apoiamos as ações dos Conselhos Municipais e Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.”, declara o gestor.

A deputada federal de Alagoas, Rosinha da Adefal, que é membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Federal, visita o Piauí para conhecer as políticas públicas de inclusão.

A parlamentar visitou, na manhã desta sexta-feira (20), as instalações e o funcionamento do Centro Integrado em Reabilitação (Ceir). De acordo com a deputada Rosinha a visita tem o objetivo de conhecer o que o Piauí tem feito na área de inclusão da pessoa com deficiência para levar a experiência para Alagoas. “Esse é um modelo que deve ser copiado por outros estados e nossa vinda aqui é para isso. Não conseguimos implantar ainda, mas viemos colher informações mais atualizadas para copiar esse modelo de atividade, gestão, funcionamento para aplicar em nosso estado”, destaca a parlamentar.