Pessoas com deficiência terão mais acesso ao ensino superior
05/01/2017 - 09:53  
  
Twitter 

Ufpi vai receber mais alunos com deficiência

O ano de 2017 inicia de forma positiva para as pessoas com deficiência, com a possibilidade de mais acesso às vagas nas instituições de ensino Superior federais. A medida foi assinada pelo presidente da República Michel Temer, no último dia 28 de dezembro. A Lei 13.409 de 28 de dezembro de 2016 dá as pessoas com deficiência o mesmo direito a utilizar o sistema das cotas para o ensino superior que as pessoas negras e indígenas. No Piauí a medida vai facilitar o acesso as instituições públicas federais, como Universidade Federal do Piaui e o Instituto Federal de Tecnologia - IFPi.

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência Mauro Eduardo Cardoso e Silva disse que o ato foi uma decisão acertada do Governo Federal. “O Governo atendeu um reivindicação muito antiga deste seguimento”,  falou. 

Ele disse ainda que o próximo passo é trabalhar a inclusão da Universidade Estadual do Piauí - Uespi, no sistema de cotas para pessoas com deficiência.

Para o secretário  a importância da medida é permitir mais s acesso das pessoas com deficiência a educação de nível superior. “Uma pessoa com deficiência quando vai prestar uma prova para uma universidade ou concurso tem uma grande desvantagem se comparada com as pessoas ditas normais. A inclusão no sistema de cotas torna mais equilibrada esta disputa”, comenta. 

Outro ponto positivo, apontado por Mauro Eduardo, o maior acesso à educação é muito positivo para as pessoas com deficiência. Ele disse que amplia a possibilidade de trabalho para este público, o que é fundamental para o desenvolvimento do Piauí. “Afinal, a educação é a base e o alicerce para tudo, família, desenvolvimento pessoal e profissional”, finaliza.