Seid discute parceria com o Núcleo de Acessibilidade da UESPI
14/12/2016 - 13:13  
  
Twitter 

REUNIÃO COM O NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UESPI
Na manhã desta quarta-feira (14), o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, se reuniu com os coordenadores do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) para firmar uma parceria de integrar o Núcleo na política de inclusão do estado. Segundo dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Piauí possui quase 860 mil pessoas com algum tipo de deficiência.  

Durante a reunião foi apresentado o projeto de desenvolvido na UESPI com a educação especializada. De acordo com Mauro Eduardo, a parceria, também, será firmada com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). “É importante à integração de vários órgãos para a promoção da política pública voltada para o ensino das pessoas com deficiência”, destaca o gestor. 

Ele ainda destaca que no Piauí, em um levantamento realizado em 180 municípios, existam, aproximadamente, 828 salas multifuncionais, que são espaços que contêm equipamentos e materiais pedagógicos e tecnológicos destinados a promover a sensibilidade dos estudantes com necessidades educacionais especiais. “Faremos uma capacitação, no próximo ano, com os profissionais que atuam nessa área da educação”, finaliza o secretário. 

O Núcleo de Acessibilidade da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) foi criado com a finalidade de atender os alunos da instituição com dificuldades físicas, sensoriais ou intelectuais, com transtornos globais de desenvolvimento, com altas habilidades/superdotação, com dificuldades ou limitações no âmbito do ensino-aprendizagem-avaliação, que demandem apoio educacional especializado, bem como procedimentos didático-pedagógicos específicos para o seu pleno conhecimento. 

“Nossa intenção é a partir da instalação do Núcleo é que nós tenhamos dentro da universidade uma referência sobre acessibilidade para todo o estado, com pesquisa, formação profissional. Queremos disponibilizar o Núcleo para as ações das Secretarias de Estado”, afirma o Professor Raimundo Dutra.