Filme Retratos da Eficiência foi lançado nesta quarta-feira (7)
09/12/2016 - 08:36

Exibição do Filme Retratos da Eficiência
O filme documentário Retratos da Eficiência relata os desafios e superações no dia a dia de pessoas com deficiência residentes na cidade de São Gonçalo do Piauí. O município, até 2015, era o que apresentava o maior índice de pessoas com deficiência do Brasil. A obra foi lançada nesta quarta-feira (7), às 9h, ano auditório da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), no Centro Administrativo.

O filme tem roteiro e direção de Vitor Sampaio, que também é o proponente do projeto; assistente de direção Francisvaldo Sousa, com produção executiva de Denise Medeiros.
Segundo a produção do filme, ao entender as causas das deficiências, a intenção foi ressaltar as singularidades de pessoas que se destacaram, possuindo habilidades desenvolvidas a partir de suas necessidades. "O documentário mostra que pessoas com deficiência não são inválidas por conta de suas limitações e que se destacam em seus afazeres diários", destaca Vitor Sampaio.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, fala que as políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência são importantes para consolidar direitos e aumentar a auto estima dessas pessoas. "São Gonçalo do Piauí é um exemplo das boas ações de inclusão. É com orgulho que destaco que somos referência nacional na política de inclusão. Esse documentário é magnífico por relatar a superação das pessoas com deficiência e mostra que a vida, independente de obstáculos, é mais importante!", frisa o gestor.

O filme documentário é totalmente acessível com áudio descrição e libras. A obra busca desenvolver um documento com conteúdo que sirva para valorização da cultura local, seja fonte de pesquisa e difunda o produto audiovisual em centros sociais e instituições de ensino municipais, estaduais e federais.
O projeto foi desenvolvido com o patrocínio cultural do Banco do Nordeste, do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), e do Governo do Estado do Piauí.