Filme Retratos da Eficiência será lançado na quarta (07)
05/12/2016 - 12:03

Retratos da Eficiência
O filme documentário "Retratos da Eficiência" mostra para o público os desafios e superações no dia-a-dia das pessoas com deficiência residentes na cidade de São Gonçalo do Piauí – PI. Até 2015, a cidade tinha o maior índice de pessoas com deficiência do Brasil. Será lançando na quarta-feira (07), às 9 da manhã, no auditório da Agência de Tecnologia da Informação - ATI, no Centro Administrativo.

O documentário tem o roteiro e direção de Vitor Sampaio, que também é o proponente do projeto, e o assistente de direção Francisvaldo Sousa, com produção executiva de Denise Medeiros.

Segundo a produção do filme, ao entender as causas das deficiências, a intenção foi ressaltar as singularidades de pessoas que se destacaram, possuindo habilidades desenvolvidas a partir de suas necessidades. "O documentário mostra que pessoas com deficiência, não são inválidas por conta de suas limitações e que se destacam em seus afazeres diários", destaca Vitor. Os personagens do documentário mostram isso: a dona de casa Francilene, que é deficiente visual e cuida de casa sozinha enquanto o seu esposo vai trabalhar; outro exemplo é a dona Ducarmo que também é deficiente visual uma senhora que estuda braile e é uma poeta  Tem o José, que tem membros superiores e inferiores atrofiados e consegue escrever com a boca,  outro exemplo, é o Júnior, que também é deficiente visual e tem duas graduações etc.

O filme documentário é totalmente acessível com áudio descrição e libras. O projeto busca desenvolver um documento com conteúdo que sirva como valorização da cultura local, fonte de pesquisa e difundir o produto audiovisual em centros sociais e instituições de ensino municipais, estaduais e Federais. A iniciativa foi desenvolvida com o patrocínio cultural do Banco do Nordeste, do Banco Nacional de Desenvolvimento Social - BNDES, e do Governo do Estado.