Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado com palestra
02/12/2016 - 11:41

Rompendo barreiras
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado no dia 3 de dezembro. Para lembrar a data, o Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Pessoa com Deficiência e do Idoso (CAOPDI) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), com o apoio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), realizará, na segunda-feira (5), às 8h30, a palestra "Rompendo barreiras: como se relacionar com a pessoa com deficiência".

O evento faz parte do Projeto "Acessibilidade Plena no MP/PI" e busca conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afetem.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, que ministrará a palestra, este projeto busca conscientizar sobre a importância das pessoas com deficiência na sociedade e para que isso aconteça é preciso que ocorra uma mudança atitudinal. “É importante que todos tenham em mente que as pessoas com deficiência não são menos capacitadas e, assim como todas as outras, possuem direitos e deveres assegurados. Precisamos mudar a ideia de que a pessoa com deficiência é inferior e para que isso aconteça as atitudes ou comportamentos preconceituosos devem ser rompidos”, finaliza o gestor.

A palestra será no Auditório Procuradora Iolanda Carvalho, localizado na sede da Procuradoria Geral de Justiça do Piauí - Rua Álvaro Mendes, 2294, Centro, Norte, Teresina/PI.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992, em comemoração ao término da década 1983-1992. A partir de então, a cada ano, no dia 3 de dezembro, é estimulada uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, tanto na instância nacional como na municipal.