Piauí participa do X Festival Nacional Nossa Arte em Recife
29/11/2016 - 13:03  
  
Twitter 

Artistas das Apaes do Piauí

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), apoiam a participação da delegação piauiense, formada com 40 alunos das Apaes de Luís Correia, Esperantina, José de Freitas e Teresina, no X Festival Nacional Nossa Arte, que acontece em Recife – PE, entre os dias 30 de novembro a 4 de dezembro. 

O Festival é organizado pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e busca incluir as pessoas com deficiência intelectual e múltipla no mundo das artes, em todas as suas dimensões e expressões. Artistas das Apaes de todo o país se reúnem e realizam apresentações de dança, artes cênicas, música e literatura.

Para o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o festival é importante para mostrar o potencial artístico que as pessoas com deficiência possuem. “Nosso estado é referência nacional nas políticas públicas para pessoas com deficiência e termos a participação de 40 artistas neste festival reforça, ainda mais, nossas boas práticas de inclusão. Isso mostra que temos realizado um trabalho dignificante que para a inserção dessas pessoas na sociedade”, destaca. O gestor ressalta ainda que o Governo do Estado do Piauí mostra, mais uma vez, o seu comprometimento com as entidades de pessoas com deficiência e que a Secretaria está disponível para parcerias com as entidades.

A presidente da Apae de José de Freitas, Keyla Linez, fala que o potencial das pessoas com deficiência do Piauí é grande e que as entidades trabalham na melhoria da autoestima dessas pessoas. “No Piauí existe um belíssimo trabalho de inclusão da pessoa com deficiência e buscamos sempre mostrar que elas são pessoas capazes”, afirma.