Rede estadual de reabilitação contempla mais quatro municípios
02/10/2006 - 00:12:08

Centros de Fisioterapia de São Pedro

Por Elza Muniz

A Rede Estadual de Reabilitação amplia sua cobertura e contempla mais quatro municípios. Em breve serão inauguradas as unidades de reabilitação (clínica de fisioterapia) dos municípios de José de Freitas, Pedro II, Buriti dos Lopes e Itaueira. Em cada uma foi investido o equivalente a R$ 110 mil, através do Ministério da Saúde e do Governo do Piauí, sendo que R$ 70 mil foi destinado para a reforma e R$ 40 para equipamentos.

O objetivo é descentralizar o atendimento e melhorar a qualidade de vida de pessoas com algum tipo de deficiência ou com mobilidade reduzida. Já foram contemplados os municípios de Campo Maior, Esperantina, São Pedro, Água Branca e Picos e atualmente, também estão em fase de construção unidades da rede nos municípios de São João do Piauí, Fronteiras e Jaicós.

A implantação da rede de reabilitação também representa geração de emprego e renda. Para funcionar, cada uma dessas clínicas de fisioterapia precisa de uma equipe composta por um fisioterapeuta e alguns profissionais de saúde. A maior parte desses profissionais foram concursados no último concurso promovido pela Secretaria de Saúde no estado.

A Rede Estadual de Reabilitação é um sistema integrado de atendimento médico-hospitalar que está sendo desenvolvido para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Trata-se de um projeto no valor de R$ 8,4 milhões, desenvolvido pelo Governo do Estado através da Coordenadoria para Integração da Pessoa com Deficiência (Ceid) em parceria com a Secretaria de Saúde e Ministério da Saúde.

A meta, segundo a coordenadora da Ceid, Rejane Dias, é atingir 33 municípios piauienses, conforme plano de regionalização da saúde do Piauí. Desse total, 32 são de nível intermunicipal, um é de atendimento intermediário localizado na cidade de Picos e um de atendimento especializado, que funcionará em Teresina no Centro de Reabilitação, que está em fase de conclusão com previsão de ser inaugurado nesse segundo semestre em Teresina.

A unidade Picos, por exemplo, custou R$ 200 mil e vai beneficiar toda macro-região de Picos, beneficiando um total de 25.065 pessoas de vários municípios da região.O que justifica a esse investimento no estado, segundo o governador Wellington Dias, o é a necessidade de políticas públicas de saúde que busquem atender o elevado número de pessoas com deficiência, hoje estimado em 17% da população o que equivale a 511 mil .