Seid vai implantar Comudes em Simplício Mendes e Bom Jesus
08/11/2016 - 11:08

O evento acontecerá em Simplício Mendes e Bom jesus
A  Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI) irão realizar a implantação dos  Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude) dos município de Simplício Mendes e Bom Jesus.

O evento em Simplício Mendes acontecerá no dia 10 de novembro e na cidade de Bom Jesus no dia 18 deste mês. De acordo com a diretora de Gestão da Seid e conselheira do CONEDE-PI, Helena Lima, a ação fazer parte do planejamento da Seid para o ano de 2016.
Ela explica que  conselhos trabalham a orientação das políticas públicas voltadas para a melhoria de vida das pessoas com deficiência, por isso deve passar por constantes atualizações. “O conselho é um órgão é deliberativo e composto por entidades governamentais e não-governamentais”, destaca a diretora.

Durante o evento foram realizadas palestras e explanações sobre os direitos das pessoas com deficiência, a importância da capacitação dos conselheiros, a educação inclusiva, acessibilidade, além dos projetos desenvolvidos na Seid, como o Piauí Praia Acessível
Em 2016 já foram implantados  três Comudes, na cidades de José de Freitas, Curimatá e União.  E está previstas até o final deste ano implantações de conselhos municipais nas cidades de Buriti dos Lopes, Batalha, Altos, Palmeirais e Oeiras.

Durante o evento serão realizadas palestras e explanações sobre os direitos das pessoas com deficiência, a importância da capacitação dos conselheiros, a educação inclusiva, acessibilidade, entre outros temas. Foram capacitados 24 conselheiros.

Em relação as implantação, que são as capacitações do Comudes, já foram executadas 10 este anos, nas cidades de Canto do Buriti, São João do Piauí, Corrente, Esperantina, Valença, Ipiranga, Picos, Água Branca, Uruçuí e Teresina (Conede - PI). Para fechar esta etapa falta apenas a capacitação em Colônia do Piauí.