Ceir recebe mamografo adaptado para pessoas com deficiência
25/10/2016 - 10:41  
  
Twitter 

Inauguração do mámógrafo
Um mamógrafo adaptado para pessoas com deficiência foi instalado no Centro de Diagnóstico do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).  O início do funcionamento do equipamento   faz com que  a instituição passa a trabalhar na prevenção ao câncer de mama. Aquisição do esquipamento foi realizado a partir de uma emenda da deputa federal Rejane Dias, quando era  deputada estadual. “O mamógrafo é fruto de uma emenda de quando eu ainda era deputada estadual e, sem dúvidas, vai fortalecer a nossa rede de saúde voltada à mulher”, falou  Rejane Dias na solenidade. 

A emenda parlamentar foi no  valor de R$ 339.778,00. Para o secretario de Estado para Inclusão Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo e Silva, a entrega de um mamógrafo adaptado para pessoas com deficiência no Centro de Diagnóstico do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir),  vai melhorar o atendimento para as cadeirantes que precisam fazer o exame. "Com a aquisição deste equipamento, estamos com isso estimulando a prevenção ao câncer mama", disse o secretário. 
  
O médico Benjamim Pessoa Vale, presidente voluntário da Associação Reabilitar, organização social sem fins lucrativos que administra o Ceir, destaca mais um passo da instituição. “Hoje lançamos a sétima edição da Semana de Combate ao AVC no Piauí e no mesmo dia estamos inaugurando mais um serviço de prevenção, dessa vez ao câncer”.
 
O mamógrafo instalado no Ceir é um aparelho de alta resolução para exames de rotina, magnificações, marcações cirúrgicas e biópsias. Os exames para o aparelho, que iniciam no dia 1° de novembro, de 11h às 17h, já podem ser marcados pelo SUS, basta a pessoa se dirigir à Unidade de Saúde mais próxima da sua residência e realizar uma consulta com um médico do Programa de Saúde da Família ou credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com informações do CEIR