Seid capacita conselheiros estaduais de defesa dos direitos da pessoa com deficiência
21/09/2016 - 12:21  
  
Twitter 

Capacitação dos conselheiros do CONEDE-PI
A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI) capacitaram, na manhã desta quarta-feira (21), os conselheiros estaduais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O evento também marca as comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais.  O dia 21 de setembro foi escolhido pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

A capacitação aconteceu na sala de reuniões da Seid e teve como objetivo falar sobre a importância do conselho e dos conselheiros para a efetivação da inclusão da pessoa com deficiência. Além disso, proporcionar uma atualização sobre os direitos da pessoa com deficiência, com a palestra do ex-presidente do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos das Pessoa com Deficiência, Antonio Jose Ferreira, sobre a Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão. 

De acordo com a diretora de Gestão da Seid e conselheira do CENEDE-PI, Helena Lima, os conselhos trabalham a orientação das políticas públicas voltadas para a melhoria de vida das pessoas com deficiência, por isso deve passar por constantes atualizações. “O conselho é um órgão é deliberativo e composto por entidades governamentais e não-governamentais”, destaca a diretora.

O secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, fala que o conselho é importante para ter o governo e a sociedade reunida discutindo políticas públicas para as pessoas com deficiência. "O conselho também tem o papel de fiscalizar, acompanhar, monitorar e cobrar a política de inclusão da pessoa com deficiência no município", frisa o gestor.

Durante o evento foram realizadas palestras e explanações sobre os direitos das pessoas com deficiência, a importância da capacitação dos conselheiros, a educação inclusiva, acessibilidade, além dos projetos desenvolvidos na Seid, como o Piauí Praia Acessível.