Seid comemora Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência com capacitação
20/09/2016 - 11:40  
  
Twitter 

Capacitação em Teresina
A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI) realizam no dia 21 de setembro, a capacitação de conselheiros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em uma atualização sobre  os direitos da pessoa com deficiência.  O evento será realizado  para marcar as comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

A capacitação acontece na sala de reuniões de Seid, a partir das 8 horas, com a palestra do ex-presidente do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos das Pessoa com Deficiência - Antonio Jose Ferreira, sobre a Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão.  

Durante o evento serão realizadas palestras e explanações sobre os direitos das pessoas com deficiência, a importância da capacitação dos conselheiros, a educação inclusiva, acessibilidade, entre outros temas. A meta é capacitar 24 conselheiros. De acordo com a diretora de Gestão da Seid, Helena Lima, os conselhos trabalham a orientação das políticas públicas voltadas para a melhoria de vida das pessoas com deficiência, por isso deve passar por constantes atualizações. 

Programação: Promoção e Defesa dos Direitos de Pessoas com Deficiência – Implementação do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CONEDE/PI

Dia: 21 de setembro de 2016

Local: Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência - SEID


8:00h – Abertura Solene;

• Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

8:30h – Palestra: Convenção da ONU e LBI – Estatuto da Pessoa com Deficiência;

Palestrante: Antônio José Ferreira – Ex Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com deficiência e Ex Presidente do CONADE.

9:30 - Palestra: Serviços Especializados para Pessoas com Deficiência;

Palestrante: Mauro Eduardo Cardoso e Silva – Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência e Presidente do CONEDE.

10:30h – Intervalo; 

• Acessibilidade

11:00h – Palestra: Ações Desenvolvidas pela SEID para Promoção da Acessibilidade:

Palestrantes: Equipe da SEID 

11:30h – Debate

12:30h – Encerramento.

21 de Setembro

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pelo Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes (MDPD) em um encontro nacional, em 1982. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o Dia da Árvore, que simbolizam o sentimento de renovação das reivindicações em prol da cidadania, inclusão e participação plena na sociedade. A data foi oficializada na Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.