Praia Acessível é uma realidade no Piauí
26/07/2016 - 12:07  
  
Twitter 

Piauí Praia Acessível
Proporcionar o acesso das pessoas com deficiência na praia e ao banho de mar é um dos objetivos do Piauí Praia Acessível. Inaugurado no último sábado (23), a ação já atendeu mais de 30 pessoas com deficiência na Praia de Atalaia, no município de Luís Correia. O Projeto é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Faculdade Maurício de Nassau.

A iniciativa é inovadora no país e conta com equipamentos de acessibilidade, cadeiras anfíbias, uma rampa de acesso ao mar com 70 metros, banheiros adaptados e um espaço para guardar objetos. As pessoas com deficiências que visitarão o litoral piauiense poderão praticar o banho de mar assistido acompanhados por monitores e guarda-vidas.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, fala que o Governo do Estado tem a intenção de expandir o projeto para outras praias do litoral piauiense. “Nossa intenção é expandir esse serviço a outras praias e promover o lazer de forma segura para que as pessoas com deficiência possam usufruir do banho de mar sem preocupação”, destaca o gestor.

Os serviços do Piauí Praia Acessível serão oferecidos nas férias, feriados e por agendamento para grupos de pessoas com deficiência. Os interessados em agendar devem entrar em contato com a Seid, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, por meio do telefone (86) 3222-3405/ (86) 99591-9591 ou por email agendapiauipraiaacessivel@gmail.com

As pessoas com deficiência que quiserem usufruir do serviço nesse fim de semana devem se dirigir à sede do projeto, localizado na orla da praia de Atalaia, com documento de identificação com foto e CPF e solicitar as cadeiras. O horário de funcionamento será de 8h às 17h.

De acordo com os dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE em 2010, o Piauí possui cerca de 27,59% da população com algum tipo de deficiência, o que representa mais de 860 mil pessoas. Esses números deixam o Piauí em 4º lugar na lista dos estados brasileiros com maiores índices de pessoas com deficiência.