Projeto Piauí Praia Acessível será inaugurado dia 22 de julho
08/07/2016 - 11:12

Praia Acessível será implantado na Praia de Atalaia
Com o objetivo de promover a acessibilidade das pessoas com deficiência à praia, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a Prefeitura Municipal de Luís Correia e a Faculdade Maurício de Nassau, está desenvolvendo o Projeto Piauí Praia Acessível.

Segundo o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o Piauí Praia Acessível será implantado, inicialmente, na praia de Atalaia, no município de Luís Correia. “Temos a intenção de expandir esse projeto para outras praias do estado. Com esse projeto, vamos possibilitar que as pessoas com deficiência usufruam da praia e do banho de mar com segurança, dignidade e autonomia. Nosso objetivo é proporcionar a essas pessoas  momentos de lazer, em igualdade de oportunidade com as demais, promovendo a inclusão”, destaca o gestor.

As obras do projeto já foram iniciadas e a previsão de inauguração é 22 de julho. De acordo com o secretário do Turismo, Flávio Nogueira Jr., serão adaptados dois banheiros, um masculino e um feminino, um espaço administrativo e outro que serve para guardar os pertences tanto para as pessoas com deficiência como para acompanhantes. Uma passarela está sendo feita para o acesso ao mar.

“O objetivo é proporcionar lazer com igualdade. Estamos muito felizes com mais um projeto no litoral do estado. Estamos readaptando uma estrutura que já existia no local para que se tornasse acessível para pessoas com deficiência”, frisa o secretário.

A iniciativa oferecerá espaço de lazer com esteira de acesso ao mar, circuitos acessíveis e cadeiras anfíbias, que possibilitam o acesso deste público ao mar. O local ainda contará com monitores e salva-vidas.

O Piauí Praia Acessível beneficiará muitos piauienses. Segundo dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Piauí possui quase 860 mil pessoas com algum tipo de deficiência.