Associação dos Cegos do Piauí comemora 49 anos de fundação
22/06/2016 - 09:27  
  
Twitter 

Acep comemora 49 anos de fundação

A Associação dos Cegos do Estado do Piauí (Acep), comemorou, ontem (21), 49 anos de fundação com uma missa em ação de graças. A instituição surgiu da ideia de cinco deficientes visuais e hoje possui mais de mil associados.

De acordo com a Administradora da Acep, Deuselina Andrade, a instituição é reconhecida nacionalmente pelas conquistas e avanços na área de assistência da pessoa cega. “Esse é um momento histórico para nossa entidade. São 49 anos de muita luta e dedicação para promover o resgate e a formação das pessoas com deficiência visual do nosso estado. Hoje mais de 40 associados possuem formação superior”, frisa a administradora.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, fala da importância dos serviços prestados pela Acep para a promoção da inclusão. “A instituição presta serviços para o desenvolvimento das pessoas com deficiência visual no estado através da música, do esporte, da cultura. Queremos fortalecer, ainda mais, a parceria entre o Governo do Estado, através da Seid e da Seduc, com a Associação dos Cegos do Piauí”, destaca o gestor. Mauro fala ainda que está em fase de projeto a reforma das salas de aula da instituição.  

A Acep oferece vários serviços para as pessoas com deficiência visual como, reforço escolar especializado no ensino fundamental e médio, curso de pré-vestibular, alfabetização pelo sistema Braille, adaptação, aulas de locomoção e mobilidade, práticas de atividades diárias, esporte, lazer e cultura.