Dia Estadual da Pessoa com Deficiência é comemorado em sessão solene na Alepi
08/06/2016 - 17:30  
  
Twitter 

Sessão solene acontece amanhã (9), às 9h, na Alepi
Para celebrar o Dia Estadual da Pessoa com Deficiência, amanhã (9), uma sessão solene acontecerá na Assembleia Legislativa do Piauí. A data foi instituída através da Lei Estadual n° 5.341 de 29/10/03. 

A proposta da sessão foi do deputado estadual, Aluísio Martins. A homenagem acontece, também, para lembrar a data de criação da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede – PI). Na oportunidade será lançado o Estatuto Estadual da Pessoa com Deficiência.

Para o secretário da Seid, Mauro Eduardo, a data é um marco importante nas conquistas das pessoas com deficiência do Estado. "Ao longo desse período nós pessoas com deficiência conquistamos muitos direitos e reconhecimento na sociedade. A Lei Brasileira de Inclusão é um exemplo claro dessas conquistas. No âmbito estadual podemos citar vários avanços em diversas áreas, como na educação com a instalação do Centro Integrado de Educação Especial de Parnaíba (Ciesp), que atenderá crianças e adolescentes com deficiência mental associada ou não a outras deficiências, na faixa etária de 0 a 14 anos. Hoje, o Piauí possui 26 Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude) no Piauí, outro avanço na luta pelos direitos da pessoa com deficiência", destaca o gestor. 

Mauro fala que na área da educação outros projetos estão em desenvolvimento como o da Escola Bilíngue e a instalação das Centrais de Libras no interior do Estado. 

Na saúde os investimentos também são destacados. Desde sua criação, em 2009, o Ceir já realizou 850 mil atendimentos, que beneficia uma média de 1.700 mil pessoas por mês.  Outro destaque é a descentralização dos Centros Especializados em Reabilitação. Os municípios de São João do Piauí, Valença, Esperantina e Corrente terão Centros Especializados que atenderão duas modalidades de reabilitação (CER II). Já em Parnaíba, Floriano e Bom Jesus, os Centros atenderão as quatro modalidades (CER IV). Em Picos, duas entidades já prestam serviços especializados para deficientes físicos, auditivos, intelectuais e visuais. Mais uma conquista é a Clínica Odontológica especializada para autistas e pessoa com deficiência Intelectual que em breve funcionará no Hospital da Polícia Militar. 

A Seid já expediu mais de 18 mil Passes Livres Intermunicipais, que garante acesso ao transporte gratuito entre os municípios piauienses. O Passe Livre Cultura, que garante acesso gratuito aos eventos de cultura e lazer, já foi expedido para 734 pessoas com deficiência no estado.