Oficina ortopédica realiza atendimentos em Floriano
13/05/2016 - 12:21  
  
Twitter 

Oficina ortopédica itinerante faz atendimento em Floriano
O Programa Passo à Frente oferta serviços para atender as pessoas com deficiência com a produção de órteses e próteses, por meio de uma carreta com a Oficina Itinerante. A ação é do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). 

A carreta conta com uma equipe formada por um terapeuta ocupacional, dois sapateiros, um projetista e um técnico em ortopedia. Os atendimentos acontecem em Floriano, na Apae, e contempla municípios vizinhos Jerumenha, Francisco Ayres, São Francisco do Piauí, Nazaré do Piauí e Guadalupe. Até a manhã desta sexta-feira (13), já foram realizados mais de 400 atendimentos com a entrega de equipamentos como cadeira de rodas e prótese. 

Segundo o secretário da Seid, Mauro Eduardo, essa ação reafirma o compromisso do Governo do Estado junto às pessoas com deficiência.  “Nosso objetivo é descentralizar os serviços para facilitar o atendimento das pessoas com deficiência no Estado. Com essa oficina itinerante uma pessoa com deficiência do município de Floriano não precisará se deslocar até Teresina para solicitar uma órtese, por exemplo”, destaca o gestor.   

Até o sábado (14), o usuário terá disponibilizado, mediante prescrição, cadeiras de rodas, moldes de órtese, próteses, coletes, botas, palmilhas e avaliações para uso de muletas, bengalas, andadores, sapatos para pé diabético e pé congênito. 

A Oficina Ortopédica Itinerante funcionará com uma carreta para a produção de órteses e próteses, além de coletes, botas, palmilhas, sapatos para pé diabético e pé congênito; um micro-ônibus para o transporte de uma equipe técnica do Ceir e um caminhão para o transporte de meios auxiliares de locomoção, como cadeiras de rodas e de banho, muletas, bengalas e andadores, entregues pelo serviço através do Sistema Único de Saúde (SUS).