Campanha mostra direito de deficientes
21/09/2006 - 00:13:40  
  
Twitter 

caminhada na avenida Frei Serafim

Por Ubiracy Sabóia

Várias atividades marcaram o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência no Estado do Piauí. A programação comoçou com uma caminhada que reuniu cerca de 300 pessoas que seguiu pela Avenida Frei Serafim a até a Praça Pedro II. As entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência como: SOADF, ADEFT, AMA, ACEP , APAE ASTE, Lar Renascer, Fraternidade Cristã de Deficientes, AOSEPI, Ascante, Apada, Fundação Pestalozzi,  Centro de Educação Ana Cordeiro, AMH, participaram da caminhada.

Depois caminhada aconteceu uma ato público na Praça Pedro II. Na ocasião os representantes das entidades falaram de suas reivindicações para que possam ter todo o acesso a locais públicos, transporte coletivo, áreas de uso coletivo, como prédios comerciais entre outras medidas que façam que o deficiente seja cada vez mais incluído na sociedade. Por causa da data Aluísio Carvalho presidente da Associação dos Cegos do Estado do Piauí - ACEP, afirmou que a manifestação é importante para que a sociedade saiba das necessidades das pessoas com deficiência. “Como a instalação de semáforos com sinal sonoro”, lembrou.

Para a cadeirante Ângela Sousa, ainda falta muito para ser feito, para que os deficientes tenham seus direitos respeitados.  “A maior dificuldade que sinto é em relação ao transporte público, em Teresina não existe transporte público adaptado, assim como em outras cidades como Brasília”.  Ela frisou que para poder estudar em sua cidade Picos, teve que acionar a Justiça, para garantir transporte público.

A outra etapa das atividades foi uma solenidade no Ministério Público Estadual, onde a Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência lançou uma campanha de conscientização dos direitos das pessoas com deficiências. A promotora Marlúcia Gomes, responsável pelo centro disse que objetivo foi levar a lei ao conhecimento das pessoas com deficiência. Na ocasião foi lançada uma campanha de caráter educativo onde os direitos das pessoas com deficiência são explicados.

A Coordenadora da Coordenadoria Estadual para a Inclusão da Pessoa Portadora de Deficiência – CEID, Rejane Dias, afirmou que é muito positivo participar de uma ação como essa do Ministério Público Estadual, o lançamento de uma campanha educativa. “Existe uma  necessidade de uma divulgação dos direitos das pessoas com deficiência”, ressaltou Reja Dias.

Para Mauro Eduardo, coordenador de Acessibilidade da CEID, o estado mais uma vez assume compromisso de junto com  as entidades de trabalhar para uma política mais justa e inclusiva para as pessoas com deficiência.  “Os atos de hoje mostram que nós pessoas com deficiência somos cidadãos e fazemos parte do contexto social”.