Fórum discute políticas públicas para pessoas com deficiência
10/05/2016 - 09:54

Solenidade de abertura do Fórum de Picos

A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com outros órgãos, realizou o Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência – Todos Pela Inclusão, nos dias 6 e 7 de maio, no Centro de Eventos da Assembleia de Deus, em Picos.

O evento levou informações sobre os direitos das PCDs e debateu as politicas públicas para essas pessoas. "A realização desse fórum é o momento em que temos a oportunidade de estarmos mais próximos das pessoas com deficiência, de levar informações àquelas que, na maioria das vezes, não sabem que têm direito a um Passe Livre ou como ter acesso ao Beneficio de Prestação Continuada (BPC)", fala Mauro Eduardo, secretario da Seid.

De acordo com a coordenadora do fórum, Helena Lima, estiveram presentes representantes de 47 municípios do Vale do Guaribas. "Nós deixamos um aprendizado e experiências de que as pessoas com deficiência são capazes. Elas podem. Elas precisam apenas de uma oportunidade. Os que participaram desse fórum serão, com certeza, multiplicadoras das informações sobre as políticas públicas para as PCDs", destaca a coordenadora.
A secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, falou sobre os avanços das políticas públicas para as pessoas com deficiência no estado. "É com muita alegria que participamos desse fórum e percebemos que a sociedade está interessada na temática. Implementamos as politicas públicas para as pessoas com deficiência e fizemos as parcerias necessárias. Então, continuar, avançar e aprimorar essas políticas é um lema do Governo do Estado, por meio da Seid e das secretarias parceiras. O objetivo maior desse fórum é levar informação dos avanços na área da saúde, educação, reabilitação, empreendedorismo. Tudo que fizemos até aqui foi com a participação de todos. Trabalhar essas ações, envolver aqueles que são protagonistas principais: as pessoas com deficiências e seus familiares", destaca a secretária.

O fórum, já realizado em Barras e São João do Piauí, busca debater melhorias na qualidade de vida das pessoas com deficiência. Além disso, foram entregues Passe Livre Cultura e Intermunicipal.

"Esse é um momento de muito debate e de informações sobre as políticas públicas para as pessoas com deficiência do nosso estado e do nosso país. Precisamos implantar a cultura de inclusão, que é um hábito, um costume, um olhar que a sociedade brasileira, ainda, não aprendeu a ter sobre o diferente, sobre as diferenças. Respeitar todos, independente de sua condição, raça, gênero, nós teremos uma cultura de inclusão", diz o secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José, que prestigiou o evento.
As ações do Governo do Estado foram transferidas, nesses dois dias de fórum, para a macrorregião de Picos. Na área da educação, por exemplo, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos no Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) e no Centro Integrado de Educação Especial (Cies). Da Secretaria da Saúde (Sesapi), foram oferecidas informações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.

A reabilitação também foi um tema abordado no fórum, por meio da experiência do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).  Da Assistência Social (Sasc), foram oferecidos esclarecimentos sobre o Bolsa Família e o Beneficio de Prestação Continuada para as pessoas com deficiência.

Outros órgãos, também, levaram informações e serviços como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), a Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI). Foram realizadas oficinas e outras atividades no sentido de levar informações e serviços à sociedade voltados à temática do evento.

Ascom Seid