Seid propõe nomenclatura para atendimento especializado das pessoas com deficiência
06/10/2015 - 13:02  
  
Twitter 

Seid propõe nomenclatura para atendimento das PcD
O secretário da Seid, Mauro Eduardo se reuniu, na manhã desta terça-feira (6), com o representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e com a coordenadora do Centro Odontológico do Hospital da Polícia Militar do Piauí, Coronel Amparo Veloso.

A reunião teve como objetivo sugerir a criação dentro do código do SUS, que é regulado e gerido, em Teresina, pela Fundação Municipal de Saúde, uma nomenclatura especifica para atender as pessoas com deficiência intelectual e autismo não colaborativo. Dessa forma, os funcionários dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO’s) que recebem os pacientes, encaminhariam para o Centro Odontológico do Hospital da Polícia Militar do Piauí somente os pacientes não colaborativos. 

De acordo com Mauro Eduardo, com a descrição o atendimento dessas pessoas no Centro Odontológico do HPM será mais rápido e direcionado. “Com essa descrição teremos mais êxito no atendimento das pessoas com deficiência intelectual e autismo não colaborativo”, afirma o secretário. 

O Centro

O objetivo do Centro é proporcionar um atendimento odontológico ao paciente com deficiência intelectual e autismo, que necessite de sedação ou anestesia geral em ambiente hospitalar.
Segundo Mauro a previsão de funcionamento do Centro é no inicio do próximo ano. Os municípios de Bom Jesus e Floriano também receberão esse projeto. 

“O Centro vai atender para as pessoas com deficiência intelectual e autismo não colaborativo, aqueles que o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) não conseguiam atender. Assim, com o sistema da nomenclatura especifica, esses pacientes serão encaminhados para o Centro do HPM com mais facilidade e rapidez”, destaca a coordenadora do projeto.