3º Encontro Regional Norte – Nordeste de Dosvox acontece em Teresina
04/09/2015 - 12:46

3º Encontro Regional Norte – Nordeste de Dosvox

O 3º Encontro Regional Norte – Nordeste de Dosvox e outras Tecnologias Assistivas às pessoas com Deficiência Visual acontece nos dias 4, 5 e 6 de setembro no Auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

O evento é uma oportunidade de divulgar as potencialidades pedagógicas e sistêmicas que o sistema Dosvox oferece ao deficiente visual. Além disso, é uma ocasião favorável a outras tecnologias assistivas de âmbito nacional e regional serem divulgadas.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o encontro é muito importante para apresentar e discutir as inovações no campo pedagógico para os deficientes visuais. “Nesse encontro os representantes das regiões norte e nordeste poderão apresentar os avanços do sistema Dosvox, além de divulgar outras tecnologias assistivas para inclusão digital e educacional de usuários com deficiência visual”, destaca o secretário.

O evento é uma realização do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiências Visuais (CAP) com apoio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Dosvox

É um sistema para microcomputadores que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho.

O sistema realiza a comunicação com o deficiente visual através de síntese de voz em Português, sendo que a síntese de textos pode ser configurada para outros idiomas.

O Dosvox contava em dezembro de 2002 com cerca de 6000 usuários no Brasil e alguns países da América Latina. Nesta época, o número de usuários que acessava a Internet era estimado em cerca de 1000 pessoas.